O que é onboarding de novos talentos e como colocá-lo em prática?

Quer compreender o que é onboarding de novos talentos, como esse processo se reinventou durante a pandemia, as etapas básicas para colocá-lo em prática e a importância de um checklist de verificação? Então acompanhe esse conteúdo!


O onboarding de novos talentos, também conhecido como a integração de colaboradores, é um dos processos mais importantes para as organizações porque, quando feito com excelência, garante a retenção dos profissionais e o sucesso da companhia no mercado.

Veja alguns dados relevantes sobre o onboarding para sua empresa, segundo Christine Marino:

  • Os programas de integração são capazes de aumentar a retenção dos colaboradores em 25%, além de melhorar o desempenho dos profissionais em 11%;
  • Os colaboradores que participam de programas de integração eficientes têm 69% mais chances de permanecer na empresa por, no mínimo, três anos;
  • Ainda, 15% dos profissionais contam que optam pelo desligamento da companhia quando não há um programa de onboarding bem estruturado no negócio.

Então conhecendo os dados supracitados, vamos aprender um pouco mais sobre como elaborar um onboarding de novos talentos bem estruturado na sua organização e como colocá-lo em prática o mais breve possível.

O que é o onboarding de novos talentos?

O onboarding de novos talentos, também conhecido como o processo de integração de novos colaboradores, é o momento em que a companhia recebe os recém-contratados e estimula o sentimento de pertencimento na organização e equipe.

No entanto, o onboarding não se resume apenas no primeiro dia de trabalho dos colaboradores. Ele começa desde a sua contratação e se estende até o talento se sentir confortável em assumir as atividades do cargo com independência e completamente integrado ao time e à empresa, além de se sentir familiarizado com a cultura do negócio.

Como o onboarding se reinventou durante a pandemia?

Logo que a pandemia chegou, muitas organizações passaram a exercer suas atividades home office e, como consequência, a integração de novos talentos também se tornou remota.

Em um cenário como esse, os profissionais de recrutamento e seleção, do departamento de RH e os gestores e líderes corporativos precisaram aprender a realizar contratações e integrações eficientes à distância, reinventando o processo de onboarding de suas organizações para que funcionasse inteiramente online.

Por exemplo, as entrevistas de emprego, as dinâmicas em grupo e a integração dos recém-contratados, que antes eram presenciais, passaram a ser realizadas através de chamadas de vídeo em plataformas como o Microsoft Teams.

Como Danielle Balow, consulting practice director da Click, afirma: “Temos que jogar o livro de regras pela janela e repensar como o onboarding deve ser. Agora, mais do que nunca, o ambiente, a dinâmica de integração e a experiência do colaborador precisam ser alterados consideravelmente para serem eficazes.

Duas mulheres de negócios em apresentação de onboarding e integração de empresas para novos colaboradores com quadro branco

As 7 etapas básicas de um onboarding de novos talentos

Como já visto o que é o onboarding de novos talentos e como esse processo precisou ser reinventado durante a pandemia, agora pautamos quais são as sete etapas básicas da integração e, logo em seguida, a importância de um checklist de verificação, acompanhe.

Etapa #1: recrutamento e seleção de colaboradores

A integração já começa nessa primeira etapa, o momento de recrutamento e seleção de colaboradores. 

Aqui, é indispensável comunicar as expectativas das atividades desempenhadas pelo cargo, as políticas da organização e sua missão, valores e cultura. Além disso, também é preciso revisar a linguagem que o recrutador utiliza com os candidatos e a maneira que o contato está sendo estabelecido por meio do site institucional e do anúncio de vaga.

Por fim, é fundamental explicar como o processo de contratação funciona, assim como o seu cronograma, como as próximas etapas do processo e a forma de comunicação daqui por diante, sempre agradecendo aos candidatos pela participação.

Lembre-se que para que o onboarding alcance o sucesso, é imprescindível entregar uma boa experiência aos envolvidos desde o primeiro contato com a empresa.

Etapa #2: primeira visita ao ambiente corporativo

Na primeira visita ao ambiente corporativo, os candidatos conhecem o espaço em que trabalhariam, incluindo a cozinha ou refeitório, a sala de descanso para a equipe, o estacionamento e garagem se houver, o banheiro e os outros ambientes comuns para os colaboradores.

Nesse momento, também é pertinente apresentar os profissionais para o restante do time e todas as pessoas que encontrarem durante o tour pelas dependências da empresa.

Etapa #3: envio da carta de oferta

Após as duas primeiras etapas, é hora de escolher o candidato ideal para a vaga, o que é realizado por meio de uma carta de oferta por e-mail. 

Essa carta deve conter as parabenizações ao candidato selecionado, assim como as responsabilidades do cargo, seus requisitos e expectativas, negociações salariais e uma data de início para as atividades na companhia. 

Inclusive, para os candidatos que não foram selecionados para a vaga, é importante enviar uma carta de agradecimento pelo interesse na vaga e pela participação do processo, colocando a empresa sempre de portas abertas para incluí-los em novas seleções.

Etapa #4: integração antecipada para novos talentos

A integração antecipada consiste em algumas ações importantes que devem ser colocadas em prática, confira:

  • Documentações que devem ser distribuídas e coletadas para o novo talento, como formulários fiscais, jurídicos, bancários para folha de pagamento e benefícios que a organização oferece;
  • Compartilhamento de informações e documentações importantes para as atividades do cargo, além de materiais de treinamento corporativo e itinerários;
  • Compartilhamento de informações de acesso à ferramentas, softwares e recursos indispensáveis para a comunicação da equipe;
  • O preparo do ambiente de trabalho do recém-contratado. Em caso de home office, o envio dos equipamentos para trabalho remoto.

Além de tudo, essa quarta etapa também pauta os seguintes tópicos:

  • Informações sobre o aniversário de colaboradores, feriados e datas comemorativas, e eventos exclusivos da organização;
  • O envio de um e-mail de boas-vindas da equipe para o recém-contratado, pontuando as partes positivas de se trabalhar na empresa e os motivos de estarem animados para receber o novo integrante do time;
  • Contato com o novo colaborador para o RH e os gestores e líderes de equipe se colocarem à disposição para eventuais dúvidas ou preocupações que esse novo profissional possa ter.


Etapa #5: recebimento do novo colaborador em seu primeiro dia de trabalho

A quinta etapa consiste no primeiro dia do recém-contratado na empresa, onde ele é recepcionado pelo profissional que realizou sua contratação e que, ao final do dia, conversará com ele novamente para saber como foi o seu primeiro dia no trabalho.

No horário do almoço, é aconselhável reunir a equipe para estimular o sentimento de pertencimento do novo talento aos demais e vice-versa, entregando um pacote de boas-vindas neste momento, com brindes da empresa, como uniforme e suprimentos para escritório.

Ainda é recomendado que esse primeiro dia seja reservado para que o novo talento conheça mais sobre a organização, então é interessante disponibilizar vídeos e outras documentações que incluem a apresentação da liderança, da missão da companhia, sua história e outras histórias da organização.

Inclusive, é indispensável a revisão das políticas da empresa e, se necessário, explicá-las ao recém-contratado em caso de dúvidas.

Etapa #6: integração e orientação do recém-contratado nas primeiras semanas

Aqui, é indicado conversar com o novo talento a respeito das principais metas do cargo, ampliando os objetivos do negócio e pontuando a aprendizagem do colaborador. 

Para encorajá-lo, também é possível entregar informações a respeito do seu potencial de crescimento no cargo e na empresa de uma maneira geral, até mesmo estipulando um plano de carreira para esse recém-contratado após o seu período de experiência.

Ainda nessa sexta etapa, é a hora de estimular o relacionamento dos demais colaboradores com o novo talento, então é importante agendar encontros e cumprimentos com os gestores e líderes e colaboradores de alto desempenho para que compartilhem suas histórias e experiências para inspirar e servir de exemplo ao novo talento.

As orientações devem ser dadas a respeito das atividades do cargo, da comunicação em caso de dúvida e de treinamentos corporativos, caso aplicável.

Etapa #7: engajamento contínuo do novo talento com a equipe e com a organização

Por fim, a última etapa é sobre a importância do engajamento contínuo do recém-contratado com a equipe e com a organização de uma maneira geral. Para isso, a cultura de feedback é empregada, compreendendo como o novo talento se sente em relação ao novo trabalho, ao suporte, aos recursos e aos equipamentos disponibilizados pela organização.

Também é recomendado o envio de uma pesquisa de experiência ao recém-contratado, assim se torna possível compreender o desempenho do programa de onboarding da empresa, independentemente de ser remoto ou presencial.

Por que investir em um checklist de verificação para o onboarding de novos talentos?

O checklist de verificação para o onboarding de novos talentos é uma opção interessante para otimizar o processo de integração porque pauta todos os pontos necessários que o RH e os líderes de equipe precisam colocar em prática quando um recém-contratado chega na companhia.

Veja quais são as cinco etapas do checklist de onboarding no vídeo abaixo:

Vale ressaltar que cada etapa tem seus próprios passos que devem ser colocados em prática também, promovendo uma integração realmente eficiente e envolvente para os colaboradores que estão chegando na organização agora.

Conclusão

Sabendo o que é onboarding e como realizá-lo com eficiência na sua organização, chega o momento de investir no treinamento corporativo dos seus colaboradores, abrangendo tanto os profissionais que já fazem parte da empresa quanto os novos talentos que chegam agora ao negócio. Para isso, conte com o auxílio da Niduu, basta entrar em contato conosco aqui.

Banner da Niduu, plataforma de treinamento corporativo, com um smartphone exibindo uma tela de aplicativo com microlições gamificadas.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar