Promotores de Venda: Controle de Estoque e Maximização de Lucros

Os promotores de venda são colaboradores chaves para que a sua distribuidora continue lucrando com empresas que já fazem parte da sua cartela de clientes. 

Você já deve ter passado por uma situação em que o seu consumidor não entrou em contato com você para repor o estoque ou a sua equipe não entrou em contato com eles para realizar essa verificação.

Nestas situações surgem os promotores, onde uma de suas funções é acompanhar o estoque das empresas que compram de sua distribuidora, garantindo que as mercadorias estejam sempre abastecidas, evitando ruptura de gôndolas.

Porém, essa não é a única tarefa dos promotores de venda de distribuidoras e você deve estar se perguntando quais são as outras atividades que desempenham além de conferir os produtos de clientes, certo? Vejamos a seguir!

promotor controle de estoque distribuidora

O que Promotores de Venda de Distribuidoras Fazem?

Promotores de vendas são responsáveis por visitar as empresas e reportar atualizações às suas distribuidoras, incentivando a positivação dos clientes e maximizando as vendas.

  • Cultivar de um bom relacionamento com os responsáveis pelas compras do estoque da empresa consumidora.
  • Negociar os espaços disponíveis para a disposição dos produtos, utilizando um planograma que beneficie tanto a sua distribuidora quanto o negócio.
  • Explicar e resolver dúvidas dos produtos da sua distribuidora que podem surgir entre as empresas que compram com você.
  • Se atentar às técnicas de Merchandising e aplicação no empreendimento, aproveitando a possibilidade de disseminação das marcas da sua distribuidora entre os clientes da empresa consumidora.
  • Verificar a quantidade de itens que estão no estoque e, se necessário, a indicar que seja realizado uma nova encomenda de mercadorias.

Este último item é capaz de manter a sua distribuidora e a empresa em constante contato, fidelizando o consumidor devido a proatividade do promotor de checar, com uma certa frequência, se o estoque precisa de uma nova remessa de produtos.

Para isso é preciso que a sua distribuidora também tenha entregadores de mercadorias treinados para realizar o descarregamento e o contato com o cliente.

Tanto esses entregadores quanto os promotores precisam ter o planograma em mãos para conferir se os produtos da sua distribuidora estão posicionados nos lugares combinados.

Agora que você compreende o papel de um promotor de vendas para distribuidoras e também conhece uma das grandes vantagens que é a fidelização do seu cliente, quer saber como recrutar o profissional adequado para estas funções? Então confira abaixo.

Contratando e Treinando Promotores de Vendas de Alto Nível

Quando o processo de Recrutamento e Seleção é colocado em prática, algumas características devem ser buscadas entre os interessados pela vaga de promotor, sendo pessoas:

  • Curiosas, Criativas e Proativas - essas primeiras características são essenciais para recrutar um promotor apto às funções, trazendo inovação e soluções criativas para as necessidades do mercado em que os seus clientes se encontram.
  • Organizadas e Atentas - para desempenhar as funções de promotor com excelência, é preciso que o selecionado seja uma pessoa organizada e atenta à seguir os roteiros diários e verificar todas as questões de seus clientes.
  • Desinibidas - é importante que o colaborador selecionado para o cargo de promotor seja uma pessoa desinibida, que possui desenvoltura para lidar com situações desagradáveis e as contornando da melhor forma possível.

Podemos chamar estas características de soft skills e geralmente são atributos naturais de cada pessoa. Certamente podem ser aprimorados, mas se você houver candidatos com estas qualidades intrínsecas, melhor ainda!

Treinando Soft Skills de Promotores

O treinando destas características consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos atributos. Isto pode ser realizado ao colocar em prática um conjunto de 3 incentivos, veja:

  1. Inteligência Emocional - qualidade importante para separar os sentimentos pessoais da produtividade no trabalho. 
  2. Comunicação Interpessoal - uma boa comunicação é capaz de criar um plano estratégico de realização das funções, otimizando o tempo das tarefas e aumentando a produtividade e resultados do colaborador.
  3. Feedback - saber ouvir e receber feedbacks torna possível, aos promotores, aperfeiçoarem suas qualidades de forma consciente.

Ao colocar em prática as ações acima, é possível desenvolver os promotores em suas soft skills.

Mantendo Promotores de Vendas Engajados com o Negócio

promotor controle de estoque distribuidora

Sabemos que nem sempre é simples manter os colaboradores engajados, principalmente os promotores, que trabalham de forma externa à empresa. Logo, as 3 ações abaixo são indicadas para manter a sua equipe envolvida com sua distribuidora, confira:

  1. Plano de Carreira - é o tipo de ação que valoriza o trabalho do seu promotor, visto que ele traça possíveis caminhos profissionais onde o seu colaborador pode ascender na sua distribuidora.
  2. Ferramentas Certas - forneça aos seus promotores as ferramentas adequadas para desempenharem suas funções com precisão, podendo ser desde dispositivos móveis para anotações das visitas quanto um veículo para as rotas externas.
  3. Treinamentos - quando você tem promotores capacitados, eles desempenham a função com maior destreza e se sentem mais confiantes em seu cargo. Isso, junto ao Plano de Carreira, é um incentivo enorme ao engajamento.

Quer saber mais sobre como desenvolver os seus colaboradores da sua distribuidora, obtendo maior produtividade de cada um? Entre em contato com a Niduu e conheça as soluções para o seu negócio. Agora você tem oportunidade de crescer no mercado!

Merchandising para Positivação de Clientes

Quando o merchandising para Positivação de Clientes é implementado, ele consiste em uma exposição chamativa dos produtos promocionais da sua distribuidora na empresa do seu cliente, prendendo a atenção dos consumidores e gerando mais vendas.

Para que isso ocorra como o esperado, é preciso que haja um planejamento estratégico e planograma bem definidos, além de visitas constantes dos promotores, alcançando o êxito das ações de merchandising para positivação.

Além da exposição nas empresas que comercializam as mercadorias da sua distribuidora, o merchandising pode envolver ações além dos pontos de venda, captando o interesse dos clientes mesmo antes de encontrarem os produtos nas prateleiras.

Dessa forma, a garantia da compra aumenta e o merchandising se faz ainda mais efetivo, aumentando a positivação dos clientes em relação aos seus produtos e, também, às empresas que abastecem o estoque com você.

Chegamos ao final do artigo e você pôde compreender a importância dos promotores de vendas para a sua distribuidora e como contratar o colaborador certo para este cargo!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar