3 Práticas de Gamificação Corporativa que Maximizam Resultados

A gamificação corporativa é uma forte tendência do mercado e a sua empresa não pode deixar de implementá-la também!

Você sabia que, segundo o  Estadão, a gamificação tem sido amplamente adotada entre as empresas para aprimorar o processo de recrutamento e seleção durante a pandemia e dar suporte aos treinamentos corporativos das equipes?

Nós, da Niduu, reconhecemos que estamos em uma nova era tecnológica, onde as soluções online são as melhores opções para os profissionais desenvolverem habilidades e competências.

Logo, como somos uma solução em treinamentos corporativos, trouxemos as 3 maiores práticas da gamificação corporativa e quais são os benefícios que um negócio conquista com sua implementação.

Prática #1: Gamificação Corporativa para Integrações de Sucesso

O onboarding é um processo que incentiva a integração de novos talentos a equipe e nele, tanto de maneira online quanto offline, é possível aplicar a gamificação.

Após um recrutamento e seleção adequada, a incorporação do colaborador recém-contratado na equipe é de suma importância. É nessa etapa que muitas empresas não conseguem reter seus profissionais, se deparando com as altas taxas de rotatividade.

Quando não dado a devida importância, além ter a produtividade da equipe afetada, perder consumidores fiéis e ter a reputação do negócio comprometida, a empresa precisa lidar com os altos custos de uma integração mal feita e a necessidade de um novo processo seletivo.

treinamento corporativo

Agora que você tem conhecimento desses dados levantados pela Hireology, vamos falar um pouco mais sobre como a gamificação corporativa traz benefícios para os recém-contratados e, consequentemente, para sua empresa!

  • União das Equipes - a integração incentiva a união entre os colaboradores por meio dos mecanismos da gamificação, da colaboratividade, troca de informações e experiências. Essa união acontece naturalmente por meio do aprendizado e da interação.
  • Aprendizado Fluído - a gamificação, atrelada ao microlearning e ao mobile learning, resulta em um aprendizado fluído aos colaboradores, visto que o ensino é simplificado e o conhecimento mais bem absorvido. 
  • Aumento da Produtividade - com os dois benefícios citados acima, a produtividade surgem naturalmente e você terá profissionais engajados e motivados com o seu negócio.
  • Retenção de Talentos - sem dúvidas um onboarding gamificado retém talentos, visto que o foco é proporcionar uma experiência positiva de integração, que é o que os profissionais mais espera quando ingressam em uma empresa.
  • Otimização do Employer Branding - uma vez em que há sucesso na integração, todos os malefícios de um onboarding ruim são eliminados, reforçando o employer branding da sua marca e atraindo, cada vez mais, talentos de alto nível.

Prática #2: Mecânicas da Gamificação para Treinamentos Corporativos Eficientes

A gamificação em treinamentos corporativos são as mecânicas de jogos comuns adicionadas as capacitações para engajar os colaboradores, como:

  • Regras e objetivos claros;
  • Um sistema de pontuação e ranking bem estabelecidos;
  • Recompensas que são de interesse dos colaboradores.

Aconselhamos que a participação seja voluntária, então indicamos que as recompensas, que fazem parte da mecânica da gamificação, sejam pensadas de maneira que incentivem os seus colaboradores.

Para isso, você pode fazer um quiz com a sua equipe que a Niduu elaborou para conhecer o perfil dos profissionais e buscar pela melhor recompensa. Mas não se esqueça de utilizar a planilha de levantamento de necessidades de treinamento também. 

levantamento de necessidades de treinamento

Essa planilha auxilia você a compreender quais são os pontos fracos da sua equipe para buscar por uma capacitação personalizada que desenvolva as competências e habilidades de cada um.

Os benefícios resultantes de um treinamento eficiente com a gamificação são:

  • Ambiente Saudável - é responsabilidade do líder manter um ambiente saudável entre os colaboradores, estimulando a competição de maneira positiva. Assim os participantes do treinamento se esforçam para superarem suas dificuldades e se aprimorarem cada vez mais. Esse ambiente pode ser facilmente adotado no dia a dia da empresa após a capacitação.
  • Sentimento de Conquista - os profissionais conquistam essa sensação quando veem que seus esforços durante o treinamento estão realmente trazendo resultados, se tornando mais motivados e conquistando, também, o benefício a seguir para a empresa.
  • Aumento da Produtividade - Com um ambiente saudável e o sentimento de conquista, a produtividade do colaborador aumenta muito e a sua companhia poderá colher esses frutos, como a positivação do cliente e um ROI favorável ao negócio.
  • Desenvolvimento da Autonomia - a gamificação em treinamento corporativo tem, como objetivo, entregar o protagonismo do ensino nas mãos do profissional, onde ele precisa se engajar com o ensino para reter o conhecimento, em qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Cultura de Aprendizagem Contínua - o benefício citado anteriormente é capaz de promover a cultura de aprendizagem contínua, que é onde os colaboradores, mesmo após a capacitação, continuarão buscando, por conta própria, por mais cursos para se desenvolverem em seus cargos.

Prática #3: Gamificação Corporativa para Engajar e Fidelizar Clientes

Você sabia que a gamificação corporativa não precisa se resumir aos colaboradores? Você pode utilizar a gamificação para envolver seus consumidores e reforçar sua marca! Então pense em atrair, reter e fidelizar seus consumidores também!

Por fim, podemos constatar que a gamificação corporativa é, com certeza, uma excelente ferramenta para engajar e fidelizar os clientes por meio do branding e do bom atendimento que a sua equipe proporcionará ao público. 

“Mas por onde eu posso começar?”. Comece adotando a gamificação internamente e fortalecendo a experiência dos seus colaboradores.

Nós, da Niduu, trazemos facilidades para você em treinamentos corporativos, como o acompanhamento das métricas de desenvolvimento e a disseminação de conhecimento para os seus colaboradores, com uma capacitação personalizada para as suas necessidades, utilizando a gamificação, o microlearning e o mobile learning, simplificando o ensino!

Com a Niduu, sua empresa terá todos os benefícios da gamificação corporativa que você viu acima, então não deixe de entrar em contato conosco e conhecer mais sobre as nossas soluções!

treinamento para empresas

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar