Plataforma de Treinamento: Como Utilizá-la no Onboarding de Colaboradores?

Utilizar uma Plataforma de Treinamento Corporativo pode impulsionar os resultados do seu onboarding de novos colaboradores! Confira como.

Conquistar uma equipe de alta performance é um dos objetivos de todas as empresas, afinal o mercado busca pessoas talentosas, engajadas e produtivas para o funcionamento do negócio.

No entanto, essa tarefa ultrapassa a etapa dos bons processos seletivos, pois além de encontrar os profissionais ideais é importante integrá-los.

Muitas empresas já adotam essa prática, conhecida como onboarding, que consiste em explicar o funcionamento da empresa com uma recepção amigável, integração à nova equipe e repasse de todas as informações necessárias para preparar o novo colaborador para a sua jornada dentro da empresa.

Esse processo adaptativo é essencial para o desenvolvimento e produtividade dos novos funcionários. O que muitos não sabem é que o onboarding pode ser feito com o auxílio de uma plataforma de treinamento.

Por isso, leia neste artigo como o onboarding funciona, seus benefícios e como ele é feito com o auxílio da plataforma de aprendizado.

O que é o onboarding de colaboradores

O onboarding de colaboradores é uma estratégia utilizada pelas empresas com o intuito de integrar os novos contratados à empresa.

A prática consiste em explicar o funcionamento da empresa, sua cultura, regras de cada setor, apresentar espaços, desenvolver interação com colaboradores mais antigos e proporcionar que a adaptação seja agradável.

Embora cada pessoa possua um tempo de adaptação distinto, quanto mais participativo e eficiente for o onboarding de novos colaboradores, mais rápido também será sua produtividade e engajamento com as tarefas.

Pois através do conhecimento da cultura organizacional, o colaborador será capaz de planejar seus resultados dentro do que a empresa espera.

Plataforma de Treinamento como suporte no onboarding de colaboradores

Vimos acima que o onboarding diz muito sobre o aprendizado, a respeito das diretrizes da empresa.

E o processo de conhecimento do ambiente de trabalho, bem feito, logo de início, favorece a colocação desses colaboradores novos no contexto produtivo que a empresa espera.

Entretanto, com os avanços tecnológicos na educação, a forma de aprender mudou e hoje está mais ligada a colaboração do que a simplesmente a consumir conteúdos prontos.

Nesse contexto, as plataformas de experiência de aprendizado proporciona uma diversidade de recursos para a utilização na integração de novos colaboradores.

Isso, porque uma plataforma adequada pode oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada para o seu novo colaborador, fazendo com que ele tenha acesso a todas as informações relevantes antes de iniciar o seu trabalho, como estrutura da organização, procedimentos operacionais e ainda interagir com o restante do time através da gamificação.

A plataforma serve como ferramenta para integrar os contratados de maneira tranquila com o suporte necessário e com rapidez para se sentirem parte da empresa, além de já iniciarem suas atividades com uma melhor preparação para a rotina de trabalho.

Algumas organizações já utilizam o LMS (Sistema de Gestão de Aprendizado) nesse processo, porém o ideal é proporcionar uma experiência de aprendizagem completa e com foco no aprendiz, fazendo com que o colaborador se torne protagonista do processo e tenha suas necessidades atendidas.

Benefícios do onboarding de colaboradores aliado à uma plataforma de treinamento

O onboarding, feito com o auxílio de uma plataforma, garante várias vantagens, tanto para o funcionário como para a organização. Entre elas:

Aprendizagem personalizada 

Com essa plataforma os novos colaboradores podem acessar as informações que são mais relevantes para o que vão fazer, sem forçá-los a despender esforços desnecessários em treinamentos com conteúdos que já foram expostos.

É importante também sempre realizar o levantamento de necessidade de treinamentos, para identificar os gaps que precisam ser reforçados pela equipe e focar no que realmente importa.

Dessa forma, ele terá uma experiência de aprendizado mais produtiva, envolvente e participativa.

plataforma de treinamento corporativo

Flexibilidade

Através do recurso de aprendizado por pílulas do conhecimento, o colaborador pode absorver os conteúdos em pequenas dosagens e ao mesmo tempo integrar-se e interagir com a equipe.

Muitas empresas, nesse início de trabalho, isolam o funcionário do convívio com o time para fazer apenas treinamentos sobre a empresa. Essa atitude deixa-os mais distantes dos seus colegas e marcados como novos no ambiente.

Atitude que pode solucionar-se com a plataforma de aprendizagem.

Variedade de conteúdo

Com uma plataforma adequada, o colaborador poderá contar com vídeos, atividades mais engajantes e gamificadas. 

A variedade e interatividade dos conteúdos facilita sua assimilação e faz com que aprendiz tenha uma maior retenção de conhecimento.

Interação social 

Como os recursos utilizados na plataforma devem estar ligados à gamificação e estratégias para promover interação, o novo colaborador pode visualizar rankings dos outros funcionários junto com sua colocação. 

Além disso, pode experimentar a comunicação compartilhando materiais entre a equipe, e engajando-se em uma competição saudável em prol da experiência de aprendizagem.

Esses recursos promovem que o convívio entre a equipe seja mais próximo e colaborativo.

Fluxo de trabalho mais fácil

Através da plataforma de aprendizado, o funcionário conseguirá ter mais facilidade nas tarefas do fluxo diário em sua função. Isso porque a assimilação de conteúdo é feita junto à interação com todo ambiente.

Portanto, é importante que as empresas percebam a fundamental importância do onboarding bem executado.

Ele será reflexo do desempenho futuro da equipe, do engajamento dos novos funcionários na entrega de resultados e na satisfação da equipe.

Sem falar que ajuda a evitar a rotatividade que a empresa e os funcionários querem evitar. Pois é importante reter os talentos que foram selecionados.

Agora que você já sabe que o onboarding é essencial para sua empresa, comece a traçar estratégias para a imersão facilitada dos novos funcionários.

Para te ajudar com essa demanda, temos ferramentas ideais para a experiência de aprendizagem em sua empresa. Clique aqui e solicite o contato de um especialista!

plataforma de treinamento para empresas

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar