Funil de recrutamento e seleção: otimizando as contratações e diminuindo a rotatividade

O funil de recrutamento e seleção é usado para otimizar processos seletivos, realizar contratações exatas e combater a rotatividade, mas como adotá-lo na empresa?

___

Qual empresa não quer realizar processos seletivos ágeis e eficientes, não é mesmo? O funil de recrutamento e seleção surgiu para atender essa demanda ao mesmo tempo que garante a qualidade de contratação de um novo talento.

funil de recrutamento e seleção

No entanto, é possível mudar essa realidade através de um processo de contratação eficaz e assertivo.

Como James C. Collins, pesquisador, escritor de não-ficção e palestrante sobre gestão de negócios, já dizia:

“É irrelevante ter uma grande visão sem ter as pessoas certas.” 

Em outras palavras, se a empresa não tem os colaboradores certos, os objetivos nunca serão alcançados. Então, o que acha de implementar o funil de recrutamento e seleção na sua companhia agora?

O que é o funil de recrutamento e seleção e qual o seu diferencial para as empresas?

O funil de recrutamento e seleção é uma estratégia de R&S para realizar contratações mais assertivas através de cinco etapas que envolvem a atração de talentos, a triagem dos candidatos e a contratação do profissional ideal para o cargo.

Com um funil bem implementado nos processos seletivos da empresa, os candidatos que não possuem um perfil compatível com o cargo e/ou com a cultura organizacional da empresa são eliminados. 

O diferencial que o funil de recrutamento e seleção agrega às empresas é o fato de otimizar o gerenciamento dos candidatos durante as etapas do processo e realizar uma análise aprofundada das competências e habilidades individuais, proporcionando maior clareza no momento de escolher o candidato certo para o cargo.

É possível que o funil seja compreendido como um guia, uma representação gráfica de como as etapas devem ser seguidas para o processo ser eficiente.

Se a empresa busca adotar o funil de recrutamento e seleção, as cinco etapas fundamentais para que uma contratação seja realizada de maneira eficiente estão descritas a seguir.

Etapa #1: atração de candidatos

A primeira etapa do funil consiste em investimento constante no employer branding da empresa, o qual é responsável por despertar o interesse de bons profissionais e atraí-los para o processo de recrutamento e seleção da companhia.

Essa conexão com os talentos é comumente trabalhada através de canais de comunicação online, onde o público consome conteúdo.

À vista disso, é válido que a empresa mantenha o site institucional atualizado e as redes sociais ativas, como o Instagram, o Twitter, o Facebook e o LinkedIn.

Através dessas plataformas, a companhia compartilha conteúdos que reforçam a imagem de boa marca empregadora, onde a cultura é vista como consistente, onde há relatos de colaboradores satisfeitos, onde há ações sociais em benefício à grupos minoritários da sociedade, etc.

Etapa #2: conversão e inscrição

Na segunda etapa do processo, ocorre a divulgação da vaga. A descrição precisa ser clara e objetiva. É importante descrever as responsabilidades do cargo, as competências técnicas e comportamentais necessárias para desempenhá-las, a faixa salarial e bonificações.

É recomendado, também, que a empresa compartilhe a sua cultura com o público. Em outras palavras, a sua identidade, como a visão, a missão, as crenças, as ideias e tudo o que torna a companhia quem ela realmente é.

Os profissionais interessados na vaga são convertidos em candidatos quando realizam a inscrição para as próximas etapas do funil, enviando os seus currículos e portfólios ou preenchendo um formulário a respeito da sua vivência profissional.

Porém, o formulário não deve ser extenso. Segundo pesquisa realizada pela CareerBuilder, 60% dos profissionais contaram abandonar a segunda etapa do funil quando há uma demanda de informações muito alta, então mantenha a objetividade.

Etapa #3: pré-seleção de candidatos

A etapa de pré-seleção de candidatos é o momento onde os recrutadores separam os currículos, portfólios ou formulários em categorias de habilidades e competências técnicas e comportamentais necessárias para integrar a vaga.

É importante estipular uma porcentagem máxima de candidatos para a próxima etapa. Algo em torno de 10% a 15% de pré-selecionados.

Etapa #4: entrevista com os pré-selecionados

Os recrutadores devem preparar perguntas padrões para todos os candidatos e, também, perguntas relacionadas à vivência profissional que cada um relata na etapa de inscrição, se mantendo atento ao viés inconsciente.

Com isso, é possível realizar uma análise aprofundada de cada profissional e saber se existe o fit cultural com a empresa durante a entrevista.

O candidato que melhor atender às exigências técnicas e comportamentais do cargo, assim como o fit cultural da empresa, prossegue para a última etapa do funil.

Para aqueles que não foram aprovados, é essencial manter a experiência positiva durante o contato com a empresa. Os  recrutadores devem fornecer feedbacks positivos, construtivos e demonstrar que estão de portas abertas para recebê-los nos próximos processos de recrutamento e seleção.

recrutamento e seleção

Etapa #5: oferta e contratação

É importante deixar claro as expectativas da empresa para/com o candidato selecionado e, também, saber ouvi-lo para compreender o que busca na/da companhia, chegando em comum acordo.

Então a oferta de emprego é realizada ao candidato e, se ele aceitar, a contratação é efetuada.

Métricas para avaliar a eficiência do funil de recrutamento e seleção na contratação de novos talentos

Quando o funil de recrutamento e seleção é colocado em prática na empresa, há algumas métricas que precisam ser acompanhadas após a etapa de contratação para garantir que o processo está sendo realizado com eficiência.

Portanto, conheça as métricas que devem ser analisadas abaixo.

Tempo de contratação

É importante que a contratação não seja feita às pressas para evitar possíveis erros, mas também não pode ser demorada porque é capaz de sobrecarregar os candidatos e os próprios recrutadores.

Então a pergunta que deve ser respondida em relação a essa métrica é: qual é o tempo médio que a empresa investe em cada etapa para realizar uma contratação certeira? Veja como o cálculo deve ser feito através do seguinte exemplo:

  • Na quarta etapa do funil, o tempo gasto para realizar as entrevistas foi de 5h. Como eram 10 candidatos, o tempo gasto para conversar com cada um e conhecê-los melhor foi de 30 minutos. 

Assim, o tempo médio gasto para a quarta etapa foi de 30 minutos por candidato.

Com o resultado da métrica em mãos, é possível promover melhorias em cada etapa, como o aprofundamento da análise do candidato, a exploração de seus pontos fracos e, se possível, a agilização do processo.

A ideia da métrica do tempo de contratação é otimizar as etapas para cada candidato, mas sem causar prejuízos.

Taxa de retenção de novos talentos

A métrica sobre a taxa de retenção de novos talentos é essencial para determinar a eficiência da contratação e, inclusive, do onboarding.

Como a intenção do funil de recrutamento e seleção é separar os bons candidatos daqueles que não atendem a demanda da empresa, as contratações devem ser certeiras, mas será que, de fato, são?

Quando o colaborador ideal é selecionado para preencher o cargo através do funil de R&S e há uma integração bem-feita com a equipe, com os líderes e com a empresa, não há motivos para se mostrar desmotivado e improdutivo, a não ser que, na realidade, esse não seja o candidato ideal.

Dessa maneira, a métrica de retenção de novos talentos estuda a eficiência do funil como um todo e identifica as possíveis falhas do processo que devem ser corrigidas.

Considerações finais

O funil de recrutamento e seleção é uma excelente ferramenta para a empresa porque, como você pôde notar, otimiza as contratações e as tornam mais assertivas. Mas será que há outros benefícios? Confira alguns:

Além de adotar o funil de recrutamento e seleção na sua empresa para conquistar grandes vantagens competitivas, você também pode inovar no processo de Onboarding dos seus novos colaboradores!

Entre em contato com a Niduu agora e converse sobre as melhores soluções para a sua companhia com um de nossos especialistas.

funil de recrutamento e seleção de colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar