Como Realizar Promoções no Supermercado

Adotar a prática de realizar promoções no supermercado é fundamental para uma marca de sucesso, bem como para a cultura organizacional de todo negócio varejista. Conferindo ao seu empreendimento essa padronização de processo promocional, uma estratégia de venda bem planejada e aplicada tornará seu negócio mais atrativo e rentável.

Atualmente, a popularidade, eficácia e rastreabilidade do marketing digital estão substituindo os meios de marketing tradicionais, como anúncios impressos, malas diretas, cupons e promoções na loja.

Embora seja uma ótima estratégia concentrar parte do seu orçamento na otimização de mecanismos de pesquisa e redes sociais, por exemplo, que ajudam sua empresa a se expandir, usá-las em conjunto com promoções no supermercado terá um impacto ainda maior.

Confira algumas vantagens e saiba como usá-las a seu favor para otimizar sua marca e expandir sua base de clientes.

promoções supermercados

Benefícios de promoções no supermercado

Conquistar novos consumidores pode parecer difícil, especialmente quando o supermercado está funcionando há mais tempo. Isso, contudo, pode mudar conforme a sua estratégia promocional é aplicada.

Além disso, os supermercadistas podem registrar menos desperdício de produtos com o aumento das vendas de produtos com baixa rotatividade. Sabe aqueles itens que ficam empacados nas prateleiras, a ponto de chegarem bem perto de vencer? Basta promover um “festival de ofertas” – visível, preferencialmente próximo aos caixas ou na entrada do supermercado – com promoções quentes, a fim de liquidar esse estoque.

Uma promoção bem feita tem como objetivo atrair novos shoppers, mas pode também aumentar o engajamento do consumidor com a sua marca, tanto na web, quanto presencialmente. Leve suas promoções do supermercado às páginas virtuais e vice-versa; crie uma conexão entre o público online e offline.

Entenda que não é preciso oferecer grandes descontos para deixar o consumidor curioso e atraído. Foque na resolução de um problema, na relevância e no convencimento da mensagem para levar as pessoas a agir.

Seu supermercado pode criar uma promoção com ofertas do dia. Nem todos os produtos do setor escolhido precisam ter descontos de preços. Foque na variedade e qualidade das ofertas ou elabore um mix de produtos e inclua brindes para os seus clientes.

Oferecendo promoções sem prejuízos

As promoções no supermercado nem sempre implicam na redução do preço de um respectivo produto, o que minimiza os riscos de qualquer prejuízo em termos de demanda e oferta. Às vezes, basta um texto promocional mais assertivo, a fim de deixar os consumidores mais propensos a aproveitar aquela oferta.

É mais provável que você venda um anúncio de “dois produtos por R$ 5,00” do que cada produto saindo a R$ 2,50.

Tornar um produto multiuso é mais uma forma de promover qualquer item das suas gôndolas sem prejuízos. Nas redes sociais, invista especialmente em vídeos, mas também em imagens e na descrição de receitas que podem ser feitas com aquela maionese ou biscoito.

Proponha ao seu consumidor um mix de experiências. Encurte para ele a compreensão que vai além do óbvio. Mostre como uma torrada pode ser um bom café da manhã, da tarde ou até mesmo um petisco, se combinado com os elementos certos.

Estimular esse pensamento pode levar o consumidor a escolher itens que estavam fora da sua lista, motivados pela intenção de reproduzir a receita.

Insira um produto em displays fora do seu departamento convencional e alcance compradores que não adquirem o item. Isso significa vendas aprimoradas, externas à área em que o mesmo geralmente está localizado.

Faça parcerias com os fornecedores do seu supermercado

Efetivar parcerias com os fornecedores do seu supermercado traz vantagens competitivas para os envolvidos, incrementando as vendas e melhorando a participação do negócio.

  • Fornecedor: aumenta sua participação no mercado e tem as vendas incrementadas;
  • Empresa: também aumenta sua participação, credibilidade e vendas junto ao mercado, deixando-o mais competitivo e ajuda na fidelização dos clientes do seu supermercado;
  • Cliente: é coberto de vantagens, menores preços, brindes, sorteios e até maiores prazos para pagamento.

Que tal conseguir brindes para os seus consumidores? Desse modo, você pode ter promoções no supermercado com agrupamento de produtos, acrescido do brinde. Assim, você vende mais itens associados ao fornecedor, que lucrará enquanto você estiver lucrando.

Estimule seus consumidores a realizarem a compra do mês em seu supermercado. Para isso, promova sorteios de algum produto bem quisto, de maior valor, mas estabeleça um saldo mínimo por compra para ter direito ao cupom promocional.

Procure marcas que tenham sinergia com a sua e faça parceria em co-promoções. Quanto mais organizado e preparado estiver o supermercadista, maior será a probabilidade de obter melhores condições de negócio para a parceria.

Tenha atenção ao processo de negociação. Esse momento deve ser encarado como solene e vital, com o propósito de alcançar o sucesso da ação promocional conjunta.

Fidelize os clientes por meio de promoções

A retenção de clientes é uma grande e indispensável parte da construção de um negócio bem-sucedido. Programas de fidelidade ajudam a manter os clientes voltando e até mesmo recomendando o seu supermercado, mas há outras práticas que você pode adotar para potencializar isso.

Trabalhar com promoções sazonais, como no verão, pode ser uma boa pedida. Todo empreendimento que quer gerar mais lucro precisa se voltar para as datas especiais que levam o consumidor às compras com mais frequência.

Confira quais são os produtos indispensáveis ao seu comércio durante o verão. Ainda dá tempo de lucrar nesse período e aumentar seu desempenho em 2020.

fidelizar clientes promoções

O cuidado de fomentar e padronizar um bom processo promocional precisa estar em consonância com o desenvolvimento profissional dos colaboradores do seu supermercado. Lembre-se que um atendimento diferenciado pode ser uma ponte até a fidelização do cliente.

Investir em treinamentos corporativos para gerar resultados lucrativos e manter os seus colaboradores motivados vai favorecer o sucesso das ações promocionais, mas também impactará no longo prazo, garantindo o cumprimento das metas individuais e em grupo. Descubra como o treinamento corporativo mudará o seu negócio.

Agora que você já sabe como realizar promoções no supermercado, saiba quais são os 5 maiores problemas no setor varejista e como resolvê-los.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar