Treinamento e Desenvolvimento: o RH é responsável por esta área em sua empresa?

O Treinamento e Desenvolvimento é fundamental para todas as empresas manterem seus colaboradores e setores atualizados com o que o mercado atual necessita.

Principalmente quando é perceptível que a empresa não está caminhando de acordo com as metas e objetivos propostos.

Portanto, se você é um profissional do departamento de Recursos Humanos, é sua obrigação assumir a frente da empresa, buscando estratégias e formas de melhorias e aperfeiçoamentos dos colaboradores, sempre com o intuito de ultrapassar objetivos.,


Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Você sabia que os profissionais que passam por treinamentos no Brasil ficam cerca de 21 horas em aula, por ano, segundo uma pesquisa liderada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento em 2017/2018?

Enquanto isso, outros países possuem uma carga anual de treinamentos por colaborador maior, refletindo diretamente no sucesso de seus negócios. Os Estados Unidos é um exemplo disso, possuindo 33 horas anuais de treinamento por colaborador, segundo a mesma pesquisa feita pelo ABTD.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Como consequência de um treinamento superficial, todas as áreas da empresa são afetadas, incluindo o consumidor final, que terá uma opinião insatisfatória do produto.

Aliás, isso ocorre devido a um dos principais fatores de impressão que a empresa deixa para seus consumidores, o atendimento ao cliente.

Portanto, se torna claro como o treinamento e desenvolvimento de pessoas é imprescindível para o crescimento dos negócios, conquistando maior público e aumentando a receita da empresa, ultrapassando objetivos.

Certamente, o departamento de Recursos Humanos é o responsável por desenvolver estratégias e fazer o levantamento de necessidades de treinamento para definir quais treinamentos deverão ser aplicados na empresa e, após isso, acompanhar a produtividade dos colaboradores.

Como resultado, o RH será capaz de:

  • Reduzir a rotatividade de colaboradores da empresa;
  • Buscar novos talentos com competências para os cargos oferecidos;
  • Criar novos objetivos e metas mais ousadas a longo prazo;
  • Alavancar a produtividade de seus colaboradores devido à satisfação e conhecimento;
  • Implementar de uma cultura organizacional que busque colocar colaborador e empresa andando lado a lado;
  • E muito mais!

Em suma, reduzir prejuízos futuros e impulsionar o negócio para o sucesso certeiro.

Agora, é preciso que se entenda a diferença entre treinamento e desenvolvimento, o que é de enorme importância para o RH identificar e saber aplicar nos negócios.


Treinamento vs Desenvolvimento

Em primeira instância, o treinamento é focado em uma melhoria a curto prazo, para agora, enquanto o desenvolvimento é focado no aperfeiçoamento para o futuro.

Portanto, o treinamento é dado quando se há uma necessidade imediata no cargo que o colaborador ocupa. Ações realizadas diariamente que necessitam de melhoramento e, quem sabe, até mesmo uma nova técnica ou método para aumentar a produtividade.

Por outro lado, o desenvolvimento é focado em situações que possam ocorrer no futuro e que, para isso, haverá todo um caminho a ser trilhado para chegar lá. Durante esse caminho deverá ocorrer aperfeiçoamento das competências.

Os profissionais que atuam na área de Recursos Humanos devem ser responsáveis por equilibrar as duas áreas citadas acima e, com isso, auxiliar o colaborador a ser melhor, tanto agora quanto para o futuro do negócio.

Programas de Treinamento

Existem inúmeros programas de treinamento e, inclusive, diversas maneiras de se aplicar esses treinamentos.

Se você está pensando em realizar um treinamento na sua empresa, busque um de alta qualidade e que será o mais adequado para os seus colaboradores, analisando os pontos fracos e falhas que devem ser otimizadas.

Então conheça algumas das melhores maneiras para se dar um treinamento na empresa abaixo.


Programa de Treinamento In Company

O tipo de Programa de Treinamento In Company consiste em treinamentos realizados nas dependências da própria empresa, seja em salas de reuniões, salas para capacitações, caso houver, ou dentro dos próprios setores.

No entanto, esse treinamento nem sempre é dado por alguém especializado externo da empresa. Ele pode ser aplicado por um líder de setor após uma análise de desempenho detalhada e a elaboração de um planejamento estratégico para aprimoramento do setor.

Inclusive, essa segunda opção é uma excelente dica para que os líderes tenham a oportunidade de passar seus conhecimentos e ensinamentos aos colaboradores.

Treinamento e Desenvolvimento congresso

Programa de Treinamento Out Company

Programa de Treinamento Out Company é, como o próprio nome já diz, fora da empresa. Podendo se configurar em:

  • Workshops;
  • Feiras profissionais;
  • Palestras;
  • Congressos.

Em suma, é um treinamento presencial fora da empresa que o colaborador atua. No entanto, o custo é mais elevado se comparado com o tipo In Company de treinamento.

Dessa forma, é geralmente enviado dois profissionais da empresa que depois serão responsáveis por realizar um treinamento interno, na organização que atua, com os conhecimentos adquiridos no Programa de Treinamento Out Company.


Programa de Treinamento à Distância

Alguns anos atrás o treinamento à distância não era popular entre as empresas, mas com o crescimento da tecnologia, esse tipo de treinamento se tornou algo real e eficaz para o sucesso profissional.

Aliás, é o tipo de treinamento perfeito para qualquer empresa, visto que independe de hora, quantidade de colaboradores e distância.

Treinamento e Desenvolvimento educação à distância

Em outras palavras, o Programa de Treinamento à Distância é uma das melhores indicações para empresas que buscam impulsionar a produtividade de seus colaboradores por treinamentos de alta qualidade e de fácil acesso.

Dessa forma, seus colaboradores terão possibilidade de realizar o treinamento em qualquer hora e em qualquer lugar!


Programa de Treinamento Colaborativo


Agora chegamos no treinamento colaborativo, o que não são todos que conhecem e apenas a minoria das empresas utilizam, porém possuem um grande valor.


O colaborativo se resume em utilizar as competências e os conhecimentos dos próprios colaboradores para criar treinamentos da própria empresa para a própria empresa.


Sendo assim, os colaboradores escolhidos podem criar um curso ou alguma forma de difundir tudo o que sabem, dando a possibilidade de seus conhecimentos aos outros colaboradores da empresa.


Um exemplo que pode-se dar na própria área de departamento de Recursos Humanos é um profissional de RH que aplica uma gestão de pessoas incrível na empresa.


Esse profissional pode ensinar os outros do seu setor a como ter uma gestão de pessoas tão boa quanto a própria.


Treinamento de Funcionários

Para identificar quais setores ou colaboradores em específico que necessitam passar por um treinamento, a dica é o RH realizar pesquisas internas e buscar por auxílio profissional.

Inclusive, tudo deve-se ser extremamente planejado para evitar prejuízos na empresa.

Em caso de você ser um profissional do departamento de Recursos Humanos, siga os passos dados a seguir para uma implementação eficaz de T&D na sua empresa.


1. Avaliação de Colaboradores e Setores

Os programas de treinamento devem ser focados nos pontos fracos de colaboradores e setores, assim como nas lacunas que poderão estar em aberto, criando uma falha no retorno dos negócios para a empresa.

Dessa forma, é indicado que seja aplicado uma avaliação de competência em 360 graus, responsável por definir as competências que estão em baixa e competências em alta de um colaborador específico, como suas forças e fraquezas.

Agora, se você busca algum tipo de avaliação mais simples, pode-se buscar pela análise de performance do colaborador ou até mesmo aplicar uma avaliação de desempenho.


2. Análise dos Colaboradores Escolhidos para o Treinamento

O setor de Recursos Humanos deve se assegurar de que o investimento terá retorno.

Portanto, é preciso que os temas de treinamentos sejam propostos de acordo com a área do colaborador, definindo os assuntos que são prioridades. Sendo assim, é preciso focar na demanda e na necessidade que a empresa possui.

Em outras palavras, o cargo desempenhado pelo colaborador deve estar alinhado com o treinamento que será dado. Caso contrário, será um investimento desnecessário.


3. Escolha do Tipo de Treinamento e Qual será o Objetivo

O objetivo da empresa será o condutor para escolher qual será o treinamento escolhido para a equipe.

Dessa forma, os escolhidos para o treinamento serão colaboradores que possuem detalhes a serem melhorados para o negócio, seja em habilidades técnicas ou até em melhoria comportamental.

Inclusive, é importante desenvolver o objetivo em plano SMART:

  • Específico;
  • Mensurável;
  • Alcançável;
  • Relevante;
  • Atemporal.


4. Busque por um Local para o Treinamento

Quando for necessário treinamentos presenciais, mediados por treinadores, o local para o treinamento deve ser escolhido para otimizar o aprendizado e o engajamento dos participantes, portanto é importante pensar nos seguintes itens:

  • Evitar ruídos e sons que possam atrapalhar no desempenho da equipe durante o treinamento;
  • Possibilidade de acesso à internet de qualidade;
  • Iluminação e móveis adequados, tanto para instrutores quanto para colaboradores;
  • Recursos audiovisuais disponíveis;
  • Espaço suficiente que comporte todos os participantes de forma confortável;
  • Acessibilidade a todos;
  • Que o local esteja de acordo com as normas legais existentes.

Dica: realize um checklist de todas as necessidades para o treinamento escolhido.

5. Faça o Treinamento se Tornar Utilizável

Lembre-se que o treinamento deve ser realizado com foco na melhoria das atividades diárias dos colaboradores e setores.

Portanto, será em vão realizar um treinamento de eventualidades que possam ocorrer no seu negócio ao invés de um treinamento que possa realmente acrescentar algo na rotina diária interna da empresa.

Uma vez focado o treinamento na necessidade e demanda da empresa, será possível definir se houve aprendizado e/ou mudança de comportamento.

Inclusive, para o treinamento de aprendizado, é aconselhável que se utilize um Pré e Pós Teste, enquanto que para a mudança comportamental do colaborador, pode-se realizar a Avaliação de Comportamento.

São medidas consideravelmente simples e que farão toda a diferença na hora de analisar cada indivíduo.

6. Indicadores de Desempenho

Um grande erro é deixar de lado os indicadores de desempenho, já que são eles que irão mostrar com clareza a qualidade do treinamento e seus resultados reais.

Dessa forma, busque por indicadores de desempenho focados no objetivo do treinamento.

Indicadores de Desempenho de Treinamento e Desenvolvimento

Agora, importante! Alguns cuidados devem ser tomados para que os esforços de T&D não sejam em vão. Atente-se com:

  • Mensuração do ROI;
  • Divulgação interna do treinamento para os funcionários;
  • Incentivar o colaborador a participar do treinamento;
  • Temas voltados exclusivamente para as áreas que o colaborador ou setor desempenham;
  • Oferecer uma carga de treinamento bem definida e de acordo com as etapas necessárias;
  • Slides de apresentação claros e diretos;
  • Instrutores qualificados e de alto nível;
  • Manter os treinamentos atualizados;
  • Manter os registros de treinamentos e avaliações de desempenho de cada colaborador;
  • Sempre analisar de forma aprofundada os resultados dos treinamentos;
  • Implementar métodos modernos de aprendizagem e que estão de acordo com o mercado atual;
  • Buscar por inovações;
  • Gerar engajamento em cada conteúdo que é passado nos treinamentos.


Plano de Treinamento e Desenvolvimento

Com todo o conhecimento já disponibilizado acima, está na hora de você aprender a realizar um plano de treinamento e desenvolvimento próprio para o seu negócio.

Dessa forma você será capaz de controlar todos os treinamentos, desempenhos, engajamentos e competências adquiridas dos colaboradores, assim como a aplicação prática dessas novas habilidades, descobrindo se valeu a pena o investimento.

Em primeira instância, você deverá separar todas as ações necessárias para treinamento provenientes do RH, sendo elas de maneira simplificada nessa ordem:

  1. Aplicar uma avaliação de desempenho nas equipes para ter a possibilidade de identificar os pontos fracos e as lacunas abertas nos setores;
  2. Usar uma planilha de levantamento de necessidades de treinamento que acredita serem necessárias, tanto a curto prazo quanto a longo prazo para a empresa;
  3. Buscar pelos melhores treinamentos que se encaixem às lacunas da sua empresa ou, se possível, planejar seu próprio treinamento corporativo;
  4. Realizar o acompanhamento de cada colaborador durante o treinamento;
  5. Após o treinamento, é aconselhável utilizar a planilha de avaliação de treinamento e a planilha de controle de treinamento.

Esses planos de treinamento devem ser realizados de forma anual, evitando que novos déficits apareçam na sua empresa.

Aconselhamos, sempre que possível, se organizar das maneiras descritas abaixo.


Planejar (Plan)

Cada atividade proposta deverá ter um objetivo e, para isso, é preciso mensurar quais serão as ações. Saiba que deverá:

  • Diagnosticar os problemas que realmente afetam o negócio, do maior para o menor;
  • Propor metas;
  • Analisar o processo como um todo;
  • Criar sua estratégia para solver os problemas da empresa por meios de treinamentos para capacitar os colaboradores.


Fazer (Do)

Com o auxílio de indicadores, você será capaz de escolher os colaboradores mais competentes para ocupar as vagas do treinamento escolhido.

Dessa forma, não abrirá oportunidades para investimentos sem resultados.

Checar (Check)

Algumas ferramentas podem se fazer necessárias para checar o andamento dos treinamentos, os resultados gerais e o desempenho de cada colaborador e setor.

Enquanto isso, ir identificando as falhas restantes e solvendo-as será um importante passo para a otimização da sua empresa.


Agir (Action)

Agora, todas as falhas deverão ter sido eliminadas. Em caso de ainda haver alguma questão a ser resolvida, após todos os processos, será necessário iniciar tudo novamente.

Essa é a garantia de que não haverá lacunas deixadas para trás.

Logo, o Treinamento é Desenvolvimento é essencial para manter uma equipe de excelência no seu negócio.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar