Como Treinar Colaboradores do Varejo: 5 Desafios e Como Combatê-los

Entender como treinar colaboradores do varejo é fundamental para promover a retenção de talentos e otimizar o atendimento ao cliente. Sem isso, o seu negócio não ganha reconhecimento do consumidor e continua estagnado no mercado.

Uma pesquisa realizada pela Tulip Retail mostra que 83% dos consumidores acreditam ter mais conhecimento que os próprios vendedores, mas, apesar disso, 79% contam que engajam com colaboradores que têm bastante a agregar sobre o produto ou serviço.

Ao observar estes dados, é fácil compreender a necessidade de haver uma equipe bem treinada no negócio, afinal, ela é capaz de cativar os consumidores durante a jornada de compra e, também, fidelizá-los.

No entanto, muitas empresas da área de varejo ainda encontram dificuldade em treinar os colaboradores porque se depararem com diversos desafios a frente, os quais desmistificamos aqui.

Desafio #1: “como treinar colaboradores do varejo sem tirá-los do posto de trabalho?

Os profissionais de varejo tem uma rotina corrida de trabalho e é comum que as empresas pensem que não há tempo para realizar os treinamentos, afinal, para muitos negócios, tirar os colaboradores dos postos de trabalho não é uma opção.

Inclusive, as capacitações tradicionais também não são viáveis porque as equipes não ficarão felizes em abdicar do tempo livre, fora da empresa, para realizar treinamentos presenciais que ocupam, na maioria das vezes, o dia inteiro.

Portanto, para enfrentar esse desafio, é indicado buscar por capacitações flexíveis e capazes de se encaixar na rotina dos colaboradores enquanto estão no trabalho, sem a necessidade de deixar os seus postos de atendimento.

Aqui, os treinamentos móveis são uma excelente opção. 

Eles são desenvolvidos através das técnicas de microlearning, onde há atividades rápidas e objetivas que simplificam o entendimento e a fixação do conhecimento. Além de terem a tecnologia de mobile learning, que permite treinarem pelo próprio celular onde quer que estejam, como, por exemplo, no ônibus a caminho do trabalho.

Inclusive, essa capacitação também é aconselhável para atualizar de imediato as equipes sobre novos produtos e serviços do negócio.

Desafio #2: “como alinhar os colaboradores no treinamento?

Esse é um outro desafio comumente encontrado em empresas de varejo. 

Quem trabalha ou tem um comércio varejista sabe que há turnos de colaboradores, o que dificulta reuni-los no mesmo horário para dar o treinamento, principalmente quando há filiais envolvidas. 

Como as empresas tem o desejo de entregar a mesma capacitação para todas as equipes e sempre se depara com esse empecilho, o treinamento móvel é mais uma vez indicado.

Além de ser uma solução mais simples porque o departamento de Recursos Humanos não investe tempo e recursos buscando por soluções para a implementação do treinamento presencial dar certo.

Através do aprendizado móvel, é possível padronizar a capacitação para todos os colaboradores absorverem o mesmo conhecimento, inclusive os de outras filiais.

Algumas plataformas de treinamento também oferecem a possibilidade de hospedar conteúdos próprios da empresa para ser compartilhado com as equipes, ou criar a própria capacitação para ser entregue aos colaboradores. Esse é o caso da Niduu, que é uma solução em programas de treinamento corporativo que traz capacitações móveis personalizadas quanto a Plataforma Creator.

Desafio #3: “como aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais durante os treinamentos?

Para ser um bom vendedor varejista, não basta ter os conhecimentos certos acerca do produto ou serviço. É preciso ter outras habilidades para levar o consumidor ao fechamento, como boas habilidades em negociação, persuasão e empatia.

Assim, as empresas se deparam com outro desafio, a necessidade de desenvolver diversas habilidades comportamentais e técnicas nos colaboradores, as chamadas hard e soft skills.

Porém, mais uma vez o aprendizado móvel surge para combater esse desafio.

Com o levantamento de necessidades de treinamento, é identificado onde os profissionais apresentam dificuldade, desenvolvendo e aperfeiçoando essa lacuna de conhecimento com as capacitações personalizadas.

treinar colaboradores do varejo

Inclusive, há diversas maneiras de colocar em ação e reforçar o treinamento além do ambiente virtual:

  • Adotar ao blended learning na empresa;
  • Simulações práticas da rotina do negócio;
  • Testes e avaliações de conhecimento dos colaboradores;
  • Vídeos que agreguem as equipes, desde que contenham o microlearning;
  • Exemplos do que é aceitável e do que não é aceitável no negócio durante um feedback, e mais.

Agora, assim que possível, ensine os membros da equipe de vendas a lerem a linguagem corporal dos clientes. Assim, eles saberão os momentos certos de prestar suporte, de dar um passo para trás, ou de levar o consumidor ao fechamento.

Desafio #4: “como eu posso auxiliar os colaboradores que tem dificuldade de aprendizado?

Atualmente, grande parte da população está acostumada a comprar online e, dessa forma, receber sugestões de produtos e serviços baseados em suas buscas. Estes mesmos consumidores esperam que o atendimento em loja siga a mesma qualidade.

No entanto, por mais que a mente humana tenha uma capacidade de memorização incrível, há muitos detalhes que os colaboradores precisam lembrar quando se trabalha em um estabelecimento da área de varejo.

Então, como é necessário ter a destreza de indicar produtos e serviços semelhantes quando o consumidor não está totalmente contente com o que foi oferecido inicialmente, a solução para este desafio é que a equipe tenha fácil acesso a estes detalhes.

É interessante, por exemplo, que tenham um aplicativo no celular em que os colaboradores possam consultar produtos e serviços semelhantes e realizar a comparação de preço e qualidade para os clientes.

Com isso, as equipes conseguem proporcionar o atendimento de qualidade que os consumidores esperam e, inclusive, admiram o fato da empresa adotar a tecnologia para otimizar o trabalho dos colaboradores.

Desafio #5: “como treinar colaboradores sazonais de maneira rápida e eficaz?

Há algumas épocas específicas que as empresas varejistas necessitam contratar pessoas para suprir a demanda do negócio, como durante o Carnaval, as festas de final de ano e a volta às aulas.

É comum que estas empresas se questionem se é possível preparar estes novos colaboradores sazonais de maneira rápida e eficaz para atender os consumidores, entregando qualidade no atendimento ao cliente também.

A resposta, para o alívio de muitas empresas, é que é possível sim treinar os funcionários sazonais, e a capacitação é realizada através do aprendizado móvel também.

Os ensinamentos online têm alta eficiência, promovem a retenção do conhecimento e podem ser finalizados em pouco tempo, o que é perfeito para negócios que contratam em épocas sazonais.

Conclusões finais sobre como treinar colaboradores do varejo

Apesar das empresas de varejo enxergarem o treinamento dos colaboradores como um grande desafio para o estabelecimento, aqui, fomos capazes de trazer soluções para as maiores inseguranças dos gestores, profissionais de RH e donos e donas de negócios.

Com as capacitações móveis, se torna possível treinar as equipes de forma certeira, econômica e benéfica para a sua empresa, além de não afetar a performance das vendas porque não é necessário tirar as equipes de seus postos de trabalho.

Para implementar um treinamento corporativo na sua empresa, comece fazendo o autoteste de atendimento ao cliente, o qual diagnostica a qualidade do atendimento dos seus vendedores, e entre em contato com a Niduu para conversar com um dos especialistas a respeito de como treinar colaboradores do varejo.

colaboradores do varejo

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar