Treinamento para Varejo: 5 Benefícios do Microlearning para Disparar suas Vendas

O treinamento para varejo fortalece as habilidades e competências dos vendedores, otimiza a jornada de compra dos clientes e fideliza o público. Se sua empresa ainda não possui uma capacitação para profissionais de venda, chegou a hora de ter!

Cada vez mais as empresas varejistas precisam otimizar seus processos para suprir as necessidades dos clientes, que é um atendimento de excelência, rápido e eficaz

Caso contrário, é muito simples perder o público para o concorrente e, principalmente, para negócios que estão oferecendo os mesmos produtos e serviços online. 

Isso está acontecendo porque os consumidores estão buscando simplificar o processo de compra ao mesmo tempo que querem uma experiência personalizada que supra suas necessidades de consumo.

Portanto, para fidelizar os clientes, você precisa garantir que a equipe de vendas da sua empresa esteja apta a proporcionar um atendimento único para cada consumidor através de um treinamento corporativo com microlearning modelado para o seu negócio.

Mas afinal, quais são os benefícios de treinamento para varejo com microlearning?” 

Benefício #1: Treinamento para Varejo com Aplicativo de Microlearning Promove a Atualização Constante dos Colaboradores

treinamento para o varejo

Ou seja, os vendedores precisam ter um bom conhecimento dos produtos e serviços para atender as expectativas do público.

Porém, assim como todo negócio, sempre há novidades chegando às prateleiras, tornando essencial a atualização constante desses profissionais.

O microlearning, uma ferramenta de treinamentos corporativos online, é capaz de:

  • Promover a atualização imediata dos colaboradores a respeito das novidades do negócio;
  • Auxiliar os vendedores a esclarecer dúvidas de clientes através de poucos clientes no celular, mesmo que ainda não tenham memorizado as informações;
  • Encorajar a autoconfiança dos vendedores no momento da apresentação dos produtos e serviços, negociação e fechamento.

No entanto, possibilitar a atualização constante dos colaboradores não é o único benefício do microlearning.

Benefício #2: Investe no Desenvolvimento dos Colaboradores para Reduzir a Rotatividade da Equipe

Não há como negar que a rotatividade é um dos maiores desafios de empresas varejistas, não é mesmo? 

Os colaboradores sentem muita pressão para realizar vendas, bater metas, se atualizar constantemente sobre produtos e serviços, lidar com clientes difíceis e muito mais. Como consequência, muitos desistem por não se sentirem qualificados suficiente.

Logo, não é apenas na experiência do cliente que você precisa focar, mas na experiência do colaborador também.

O microlearning auxilia no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores através de capacitações personalizadas com a Niduu, que motivam os profissionais e combatem a rotatividade de colaboradores.

Aliás, se você está com dificuldades de contratar os vendedores ideais para sua empresa, tenha a planilha de contratação de vendedores agora em mãos e conheça a fundo seus candidatos!

treinamento para funcionários do varejo

Benefício #3: O Aprendizado é Flexível

Muitas empresas varejistas têm equipes que trabalham em turnos diferentes, então como reunir todos os colaboradores para receber o treinamento? 

Tirar os colaboradores do posto de trabalho apresenta muitos pontos negativos e outros colaboradores, de outros turnos, teriam que usar o seu momento de descanso para comparecer na capacitação presencial.

Atualmente, com o microlearning, isso não é necessário. 

Os colaboradores se capacitam através de um treinamento para varejo pelo celular, então aprendem em qualquer hora e lugar.

Inclusive, se o estabelecimento estiver com pouca movimentação de clientes, alguns dos profissionais podem usar o tempo livre para aprenderem mais com as doses rápidas de conhecimento que o microlearning proporciona.

Cada lição dura cerca de 8 a 10 minutos, então o fluxo de trabalho não é interrompido.

Benefício #4: Promove o Desenvolvimento das Soft Skills no Atendimento ao Cliente

Sabendo que o microlearning proporciona lições rápidas e que a necessidade de atualizações constantes é precisa, aproveite para promover o desenvolvimento das soft skills no atendimento ao cliente.

Há algumas soft skills importantes para um vendedor de sucesso:

  • Capacidade de trabalhar sob pressão - em um ambiente que demanda agilidade e atenção, essa habilidade é necessária para vendedores de varejo porque aprendem a gerenciar o estresse causado pela pressão do cargo;
  • Comunicação interpessoal - essa habilidade ensina os colaboradores a transparecer informações e ideias essenciais acerca de um produto ou serviço, ao mesmo tempo que aprendem a ouvir atentamente o que cada cliente tem a dizer;
  • Resolução de problemas - os problemas aparecem constantemente no mercado varejista e os profissionais que trabalham nessa área precisam desenvolver essa habilidade para lidar com as dificuldades da função e com clientes que são difíceis de atender, surgindo com soluções inovadoras que resolvem os problemas e satisfazem os consumidores.

Portanto, assim como as hard skills devem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas através do microlearning, as soft skills são igualmente importantes para os vendedores, tanto de maneira pessoal quanto profissional.

Inclusive, obtenha o e-book para revolucionar o atendimento ao cliente agora!

Benefício #5: Colaboradores Preparados Criam uma Boa Experiência de Compra para os Clientes

Como já vimos desde o início deste conteúdo, colaboradores preparados criam uma boa experiência de compra aos clientes, porém, onde encontrar um treinamento para varejo que utilize o microlearning?

Resposta: com a Niduu!

Já citamos a Niduu anteriormente, mas se você ainda não a conhece, falaremos um pouco mais sobre suas soluções aqui.

Com a gamificação,o mobile learning e o microlearning conectados em uma capacitação corporativa de alto nível, esse é o treinamento que você busca para desenvolver e aperfeiçoar os seus vendedores.

Mas o que é cada uma dessas soluções?”:

  • A gamificação é responsável por implementar princípios de jogos comuns nas capacitações que servem para engajar os colaboradores, como ganho de pontuação, sistema de ranqueamento e premiações;
  • O mobile learning, por sua vez, dá aos participantes do treinamento a chance de realizarem o aprendizado e as lições em qualquer horário que tiverem disponível ou em qualquer lugar que estiverem, ou seja, tudo é pelo celular;
  • O microlearning, como foi explicado, é o ensino sendo entregue em doses de conhecimento que simplificam a fixação do aprendizado aos colaboradores, o que facilita no momento da atualização de informações sobre produtos e serviços também.

Sendo assim, se você busca uma boa solução de treinamento para varejo, entre em contato com a Niduu e personalize a capacitação dos seus colaboradores conforme as necessidades de aprendizado para otimizar o atendimento ao cliente agora

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar