Aprendizagem baseada em vídeo: por que as empresas devem investir nessa solução?

A aprendizagem baseada em vídeo apresenta quatro principais abordagens que engajam e motivam os colaboradores, desenvolvendo suas habilidades técnicas e comportamentais para impulsionar os resultados da empresa no mercado.


No mundo atual, o consumo de conteúdos em vídeo é essencial para a sociedade e está presente na vida de todas as pessoas. Inclusive, há uma pesquisa realizada pela Google que levanta dados relevantes sobre o assunto:

Homem assistindo vídeo no celular

Outros dados importantes de serem pautados sobre o consumo de conteúdos em vídeo são os motivos da população buscarem por esses materiais:

Banner sobre consumo de conteúdos em vídeo

Com o amplo consumo de vídeos pela sociedade pela busca do conhecimento por meio de gravações disponibilizadas na web, por que não adotar essa solução em treinamentos corporativos também?

O que é a aprendizagem baseada em vídeo e quais são suas abordagens?

No mundo corporativo, a aprendizagem baseada em vídeo é uma solução de capacitação de colaboradores bastante conhecida e utilizada nas organizações, transmitindo conteúdos novos e atualizados através de gravações previamente realizadas e que pautam habilidades e competências técnicas e comportamentais.

Os vídeos são importantes ferramentas de retenção de conhecimento, visto que são capazes de engajar as pessoas durante o ensino ao prender sua atenção e estimular a absorção dos ensinamentos pautados nas aulas remotas.

Inclusive, é permitido que a aprendizagem baseada em vídeo seja trabalhada por meio de quatro principais abordagens, as quais estão citadas e explicadas abaixo, acompanhe.

Abordagem #1: vídeos interativos

Enquanto os vídeos tradicionais entregam uma interação passiva, onde a pessoa acompanha as gravações como uma sala de aula comum, os vídeos interativos servem como uma imersão aos espectadores, incentivando a conectividade e envolvimento dos participantes.

Abordagem #2: vídeos de microlearning

As abordagens de microlearning em vídeos constituem em gravações curtas, claras e objetivas para que as pessoas compreendam com facilidade o conteúdo e os retenham com eficiência.

Além disso, essa solução em abordagem de vídeo é a mais recomendada para driblar a curva do esquecimento que acomete muitos participantes.

Abordagem #3: vídeos em 360º para VR e AR

Com as novas tecnologias sendo inseridas no mercado empresarial, a realidade virtual e a realidade aumentada também fazem parte das soluções de abordagem da aprendizagem baseada em vídeo.

Por meio de vídeos em 360º, torna-se possível impulsionar o envolvimento dos espectadores por meio de gravações que simulam a realidade no presente momento de sua utilização, as quais são altamente engajantes para os participantes.

Abordagem #4: vídeos personalizados

Por fim, a quarta abordagem diz respeito aos vídeos personalizados, os quais, geralmente, trazem conteúdos referentes a depoimentos, entrevistas, lighboards, videoaulas, vídeos com atores e outras opções.

Essas gravações são, comumente, realizadas para atender a demanda apresentada por uma instituição. Por exemplo, uma organização que precisa capacitar seus colaboradores pode solicitar que os vídeos de aprendizagem sejam personalizados de acordo com as necessidades de ensino da equipe e da própria empresa em si.

Quais são os 3 benefícios da aprendizagem baseada em vídeo?

Entre os diversos benefícios da aprendizagem baseada em vídeo, existem três que são destaques, capazes de otimizar os resultados da empresa devido à melhora de habilidades e competências dos colaboradores, além da otimização dos processos empresariais do negócio.

Para conhecer quais são estes benefícios, continue o conteúdo abaixo.

Benefício #1: impacto positivo na aprendizagem

Os vídeos são uma maneira eficiente de capturar a atenção dos colaboradores e transmitir conhecimento para que se desenvolvam de maneira profissional e pessoal. Por meio de gravações, os conteúdos levam:

  • Demonstrações práticas por meio de tutoriais;
  • Ensinamentos valiosos e atualizações de conhecimento;
  • Vivência do ambiente de trabalho e situações que geram insegurança, etc.

Além disso, é válido ressaltar que quaisquer das abordagens citadas anteriormente são capazes de engajar os colaboradores no aprendizado e estimular a retenção de conhecimento, gerando um impacto positivo para os participantes e para a empresa.

Benefício #2: favorecimento aos colaboradores

Os colaboradores são beneficiados tanto devido aos conhecimentos adquiridos através dos treinamentos realizados por meio da aprendizagem baseada em vídeo quanto pela interação que pode ser gerada entre os participantes, seja por meio de dinâmicas ou discussões de tópicos sugeridas em gravações.

Quando ocorre esse favorecimento no ganho de conhecimento e conexão entre os colaboradores, eles se sentem valorizados pela empresa e parte da equipe. Inclusive, essa situação também favorece a cultura do feedback da organização.

Esse segundo benefício é um grande aliado na retenção de novos talentos, o que combate a rotatividade de colaboradores no negócio e otimiza o employer branding da companhia.

Benefício #3: vantagens organizacionais

A aprendizagem baseada em vídeo também é capaz de agregar diversos benefícios organizacionais, principalmente quando integrada às trilhas de aprendizagem. Esses benefícios incluem:

  • Redução dos custos devido à possibilidade de migrar os treinamentos tradicionais em sala de aula para capacitações em vídeo;
  • Possibilidade que os líderes e gestores de equipes obtêm, por meio de algumas soluções em educação corporativa, de acompanhar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores;
  • Otimização da cultura organizacional da empresa devido ao investimento no capital humano, o que também favorece a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de clientes e colaboradores.

Como a aprendizagem baseada em vídeo se relaciona com o ensino remoto?

Como é perceptível até então, a aprendizagem baseada em vídeo é uma forte solução para capacitar os colaboradores à distância, principalmente quando é implementada de maneira eficiente, com trilhas de aprendizagem gamificadas e por meio de um bom suporte em educação corporativa.

A Niduu é uma solução em treinamentos empresariais que presta esse suporte para a sua empresa, entregando capacitações gamificadas com microlearning, mobile learning e personalizadas, além de permitir que os líderes e gestores acompanhem o desenvolvimento dos colaboradores. 

Então se você busca implementar a aprendizagem baseada em vídeo na sua empresa, entre em contato com a Niduu agora e conheça mais sobre as vantagens que são agregadas ao seu negócio.

Banner sobre os motivos da população buscarem por vídeos

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar