Sua empresa continua funcionando sem você?

Um empresa não pode depender do seu gestor o tempo inteiro. É por isso que sempre chega o momento de perguntar: como é a sua empresa sem você? Ela funciona bem?

Por mais que existam questões que te levem a pensar que quando o trabalho é desenvolvido por você ele é melhor, mais produtivo e mais importante, é preciso deixar o ego de lado e preparar o seu time.

Se a sua equipe atual:

  • não está preparada para assumir maiores responsabilidades;
  • ainda depende muito dos CEOs e gestores para continuar operando;
  • demandam que você fique 10, 12, 14 horas por dia trabalhando;
  • te deixam cada vez mais sobrecarregado a medida que a empresa cresce.

a Niduu te convida a seguir essa leitura e aprender a criar processos mais simples e objetivos para fazer a “roda girar”. Então como mudar isso?

empresário cansado

“Sua Empresa Continua Funcionando sem Você?”: O que isso Significa?

É normal que os empreendedores tenham certa dificuldade para entender o motivo e o momento de saírem da linha de frente da organização, para que sua empresa continue funcionando sem você. 

Mas a verdade é que uma gestão mais centralizadora pode interferir de forma contínua, inibindo a liberdade e proatividade dos funcionários na operação, acabando por ofuscar a força de decisão da equipe. 

Confira alguns dos indicadores de que a sua produtividade pode estar comprometida com a sua ausência:

  • Quando o gestor não está presente, as demandas param e são interrompidas por não ter alguém para tomar as decisões necessárias;
  • As atividades não são padronizadas, o que muitas vezes compromete a qualidade do processo e do resultado;
  • Cada funcionário executa sua parte do trabalho da maneira que lhe parece apropriada, controlando como prefere;
  • Os membros do time não têm certeza de quem é encarregado do que;
  • Há muita dificuldade em respeitar e seguir os prazos que são estabelecidos, assim como é muito difícil controlar o que está atrasado ou os gargalos do processo;
  • Quando um funcionário sai de férias, suas atividades são suspensas temporariamente ou executadas de forma incorreta porque ele é a única pessoa com conhecimento/autonomia/recursos suficientes para a execução;
  • A maioria das pessoas tem um direcionamento focado apenas em resolver problemas em sua área específica, sem conhecimentos gerais de outras áreas;
  • As informações e dados da empresa são gerenciados de forma ineficiente, uma vez que a falta de controle resulta em informações obsoletas, duplicadas, complicadas de se encontrar, além de incertas.

Em alguns casos, o medo de uma transição durar um período longo pode adiar ainda mais que isso aconteça, e, por isso, viemos esclarecer que isso pode ser feito de forma simples e que garanta o sucesso das operações.

E não se esqueça que esse processo também envolve parceiros e prestadores de serviços, que sejam, de verdade, relevantes para o negócio.

Mas evitar estes problemas e organizar sua empresa é muito mais fácil do que parece!

Você não precisa fazer parte e acompanhar cada um dos processos que envolvem a sua empresa. O seu papel é fazer com que os negócios cresçam, sejam autogerenciáveis e sustentáveis.

Implementação de Melhorias em Etapas

Esse é o ponto de virada! Quando o empreendedor toma consciência de que precisa dar um novo salto na gestão do negócio e que essa transição só depende dele para acontecer.

Agora que você compreendeu que a sua empresa precisa ser mais independente de você, é preciso entender a fundo qual a estrutura e características da sua equipe.

Equipe e liderança:

Apesar do seu papel atuante, existem coisas que você não sabe. E ninguém melhor do que os próprios funcionários para te ajudar e informar tudo o que precisa saber sobre o papel de cada um, para definir melhor as questões futuras.

A partir dessas conversas ou de um e questionário, você será capaz de entender melhor o modus operandi (ou modo de operação) da empresa, obtendo respostas como:

  • como são as relações de poder e confiança;
  • qual o estilo de liderança;
  • como é feita a definição das estratégias;
  • como é feita a avaliação, gestão de pessoas e o feedback;
  • e também quais os indicadores de sucesso do negócio.

Além disso, tenha calma e atenção ao revisar toda a estrutura do time, reavaliando o desempenho e contribuição de cada um para o negócio. Avalie questões como o potencial e performance, para descobrir quem vai além.

E o mapeamento dos principais líderes também é indispensável para seguir com o seu propósito.

Pode ser que já exista um funcionário preparado para assumir a liderança ou você pode encontrar a necessidade de investir tempo e treinamentos nesse sentido.

É importante ressaltar que a partir do momento que essa decisão de se afastar é tomada, será mais do que necessário respeitar o papel dos líderes internos.

Isso quer dizer que falar direto com os funcionários antes de falar com o líder da área é uma forma de invadir o espaço alheio. Por isso, lembre-se que entender o espaço um do outro é fundamental para que esse formato funcione.

Aprendendo a delegar:

Essa provavelmente será a parte mais difícil. Afinal, não é fácil deixar que algumas decisões e processos, que antes eram conduzidos por você, sejam realizados por seus colaboradores. 

Entretanto, enquanto empreendedor e empresário, trata-se de algo extremamente essencial para você e sua empresa como um todo.

Sendo assim, antes de tudo você deve confiar nos líderes e colaboradores que escolheu, através de um recrutamento e seleção para a sua empresa. Considere-os capazes de desenvolver suas atividades diárias com maestria. 

E tenha em mente que esses é que irão ajudá-lo a chegar na prosperidade e realização desejada para o seu negócio.

Mas você pode começar devagar, implementando uma mudança de cada vez e transferindo responsabilidades aos poucos. 

Para começar, você pode escolher um departamento, depois um time dentro deste departamento e, por último, escolha uma pessoa deste time.

Opte por aplicar primeiro em processos mais fáceis de modificar e que envolvam o menor número de pessoas e a menor complexidade possível. E só depois comece a propor melhorias.

Padronize processos:

Para cada um entender o que deve fazer, de que forma, evitando erros e perda de produção, você pode padronizar processos, especificando a forma ideal de ser feita a tarefa.

Não se esqueça que você pode precisar fazer alguns testes antes de definir se aquele formato é o correto e servirá de modelo.

Isso evitará que uma área da sua empresa mude constantemente, conforme a pessoa responsável pelo gerenciamento.

Os processos e procedimentos de um departamento não devem mudar para se adaptar à forma de trabalhar de um gerente.

Reforce a cultura da empresa:

E garanta que a compatibilidade e alinhamento de valores da organização com a cultura e com os colaboradores seja levada em consideração. Só assim você sentirá confiança em deixar sua empresa na mão de outras pessoas.

Para ter um negócio competitivo, é essencial que a empresa, os objetivos e os métodos de execução existam fora da cabeça das pessoas, em um formato acessível para que todos utilizem.

O importante é você voltar o seu foco para o que é essencial, ou seja, pensar em estratégias que vão elevar a sua empresa a patamares que você imaginou.

Conquistando Funcionários Independentes e Qualificados

Se você ainda não sabe por onde começar a construir um time independente e qualificado, a sugestão é que você conte principalmente com as áreas que são essenciais para o funcionamento do seu negócio. 

Na maioria dos casos são: Gestão da Operação, Finanças e RH. Afinal, eles são a camada intermediária entre os novos gerentes e os funcionários da linha de frente.

Mapeando o perfil de cada um, você também pode chegar a conclusões sobre o potencial e sobre quem fica ou deve dar lugar a outro. Feito isso, chega o momento de trazer novos conhecimentos necessários a nova fase que a empresa vai viver.

A melhor forma de fazer isso sem aumentar a complexidade ou criar obstáculos na sua estrutura organizacional, no entanto, é utilizar a abordagem correta. E com uma regra de ouro: simplificar.

E uma das formas mais fáceis e eficazes é trazer esses treinamentos através do mobile learning, com doses condensadas de informações, garantindo o fácil acesso, compreensão e até mesmo diversão, já que pode ser feito também via gamificação.

É importante também que seus funcionários saibam como reagir a situações do dia a dia e possíveis imprevistos, por isso, essa preparação será fundamental. 

A Importância e os Benefícios da Empresa Continuar Funcionar sem Você

Depois de tudo isso, você perceberá que os indicadores de sucesso são mais qualitativos do que quantitativos.

E a forma mais fácil de ver que a gestão está fluindo sem você é observando o engajamento do time.

A ideia é que como gestor, por exemplo, se torne mais engajado e participativo nas mudanças, com mais autonomia e menos dependentes do que um sócio pensa, ou um gerente acha. 

Já os gerentes vão, aos poucos, criando uma sintonia própria, interagindo melhor para tomarem as decisões juntos e resolver os desafios dos próximos meses.

Outro indicador é o turnover, que fatalmente acontecerá com as mudanças. Quando o meio muda, as pessoas também tendem a mudar. 

Algumas rapidamente se adaptam ao novo formato, mas outras podem ter mais dificuldade e decidam buscar outros caminhos.

É natural isso acontecer e deve-se esperar por isso, sem sustos e sem deixar que isso desvie a atenção da expansão e a profissionalização da empresa, já que é esse o grande benefício dessa atitude.

Mas não é o único benefício que tem a ver com o resultado da sua empresa operar sem você.

É possível trazer ao seu negócio o aumento nas vendas, crescimento dos negócios, relacionamento e atendimento de qualidade com os públicos-chave e muito mais.

Afinal, todas essas mudanças citadas devem ser feitas para que esses números continuem crescendo e para que você faça uma melhor gestão do seu tempo.

Depois de conduzir esse processo, você vai conseguir alcançar seu maior objetivo: criar uma empresa com competência e profissionalismo, ganhando velocidade para crescer ainda mais. 

Para isso, conte com a Niduu! Nós temos diversas formas de te ajudar a seguir esse caminho e fazer sua empresa funcionar sem você. 

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar