Psicologia Organizacional: o que é e tudo o que você precisa saber

A Psicologia Organizacional é o item fundamental para o desenvolvimento de estratégias administrativas da empresa.

Portanto, com uma aplicação certeira na empresa que você faz parte, todos os setores, colaboradores e, consequentemente, a empresa como um todo serão capazes de alcançar objetivos.

Agora é possível imaginar a importância da psicologia organizacional para o seu negócio e como ela é indispensável para o impulsionamento da sua empresa.

O que é Psicologia Organizacional

Podemos dizer que a alma da psicologia organizacional surge no Recursos Humanos, este sendo o responsável por promover os interesses da empresa juntamente às necessidades dos colaboradores.

Como resultado, a empresa estará em constante crescimento e os colaboradores em constante desenvolvimento profissional e aumento de produtividade.

Essa colaboração de cada indivíduo em ambiente de trabalho ocorre quando um conjunto de elementos se portam a favor deles, portanto o RH deve se atentar em cada detalhe a seguir:

  • Ambiente de trabalho promissor;
  • Respeito em relação aos horários de descanso;
  • Segurança no ambiente em que se trabalha;
  • Valorização da importância de ser ouvido;
  • Respeito entre colegas, setores, líderes e subordinados;
  • Competitividade com limite;
  • Ética profissional.

Inclusive, uma boa dica é criar um plano de carreira e realizar avaliações de desempenho para compreender melhor o nível de satisfação do colaborador, onde pode melhorar e qual é sua perspectiva futura na empresa.

Com essas medidas implementadas pelos Recursos Humanos, haverá o equilíbrio perfeito entre colaborador e empresa, mantendo a equipe satisfeita e o negócio em crescimento.


Psicologia Organizacional e do Trabalho

A psicologia organizacional e a psicologia do trabalho, apesar de bem parecidas, possuem algumas diferenças que devem ser levadas em conta ao se escolher qual se encaixa melhor na empresa.

Inclusive, vale ressaltar que a organizacional é voltada para o ambiente empresarial enquanto que a do trabalho possui, em suma, aplicação social.

Para entender melhor onde cada uma se encaixa, acompanhe abaixo.

Psicologia Organizacional

Nessa psicologia em específico, a atenção é voltada para cada setor da empresa, como um grande composto de órgãos que trabalham juntos.

Dessa forma, a psicologia organizacional apresentará atuação em:

  • Análise e descrição de cada cargo;
  • Recrutamento e seleção de novos colaboradores;
  • Comportamento organizacional de colaboradores e setores;
  • Pesquisa e intervenção no clima organizacional ou na cultura organizacional;
  • Escolha e aplicação de T&D.

Os primeiros passos para a aplicação da psicologia organizacional na sua empresa podem incluir o diagnóstico organizacional, que determinará os pontos de melhoria fundamentais para o negócio, tendo o RH como o responsável.

Psicologia do Trabalho

Agora, a psicologia do trabalho, como dita anteriormente, é voltada para indivíduos, seus colaboradores, de forma particular e não restritamente no ambiente profissional.

Dessa forma, é perceptível que tudo se inicia na pessoa e apenas depois na empresa. Conheça onde essa psicologia é encontrada:

  • Saúde e segurança
  • Liderança;
  • Comunicação dos colaboradores e setores, havendo feedback;
  • Comportamento de cada indivíduo;
  • Rotatividade da empresa;
  • Recrutamento e seleção;
  • Trabalhos realizados em equipe e fenômenos grupais;
  • Motivação e satisfação dos colaboradores;
  • Análise psicodinâmica em colaboradores.

Em suma, essa psicologia será responsável pela ergonomia, melhorando as relações interpessoais e atuando no alavancamento da empresa a partir desse ponto.

Psicologia Organizacional

A Importância da Psicologia Organizacional

Como toda empresa tem como objetivo geral se tornar relevante no mercado e obter lucro, a psicologia organizacional é indispensável para manter as engrenagens do negócio funcionando.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que a empresa nada seria sem seus colaboradores.

Certamente cada colaborador e cada setor é fundamental para manter a organização do ambiente de trabalho, criar estratégias e colocar a mão na massa.

Em segundo lugar, saber valorizar cada um e criar um ambiente confortável, seguro e acolhedor é imprescindível para um bom desempenho profissional.

Inclusive, para alavancar a produtividade de cada setor, disponibilizamos três dicas incríveis para o RH aplicar ainda hoje na empresa como forma de incentivo e recompensa, por ordem de relevância:

  1. Troféu na mesa do colaborador que mais obter resultados semanalmente ou mensalmente;
  2. Bonificação de horas, como por exemplo, aumento de meia hora no horário de almoço duas vezes na semana por um mês;
  3. Elogio vindo do diretor da empresa para todos os outros colaboradores também verem.

Resumidamente, essa psicologia é a responsável, junto ao RH, de criar uma harmonia entre os interesses do colaborador e da empresa, alcançando sucesso nos negócios e sendo uma das medidas eficazes para evitar o turnover.


Psicologia Organizacional e sua Atuação

O departamento de Recursos Humanos, mais conhecido como RH, é responsável pela aplicação da psicologia organizacional no âmbito de trabalho.

Dessa forma, você terá a oportunidade de ver a seguir onde e como essa psicologia é empregada pelo RH.

Recrutamento e Seleção

Certamente o recrutamento e seleção fazem diferença na hora de empregar a psicologia organizacional, visto que os novos colaboradores devem estar de acordo com o objetivo da empresa.

Psicologia Organizacional no Recrutamento e Seleção

Com técnicas de seleção pessoal e metodologias de recrutamento, um novo colaborador será adicionado no cargo adequado com seu perfil, trazendo mais valor à empresa.

No entanto, é necessário que o RH esteja preparado para realizar esse tipo de contratação e, se possível, junto a um psicólogo para análise comportamental.

Pesquisa e Gestão de Clima Organizacional e Cultura Organizacional

O desenvolvimento e produção de cada colaborador é composto por um ambiente saudável e construtivo de trabalho.

Logo, a psicologia implementada no ambiente de trabalho deve ser favorável a criar um clima positivista, com resolução de problemas ágeis e não conflituosos.

O profissional de RH responsável pela gestão de clima organizacional deve estar ciente das melhores estratégias no negócio para contornar situações desagradáveis, além de possuir um bom conhecimento em:

  • Relações interpessoais;
  • Raciocínio clínico;
  • Processos grupais.

Claramente devemos citar a necessidade de haver pesquisas e, sempre que possível, avaliações de desempenho.

Dessa forma será possível identificar o engajamento de cada colaborador, como a satisfação ou a insatisfação, assim como suas dificuldades e facilidades no trabalho.

O Recursos Humanos deve buscar maneiras estratégicas de alinhar todos os setores e seus colaboradores com a empresa, portanto é indispensável ter todo o conhecimento citado acima.

Logo, em relação à Cultura Organizacional, também é responsabilidade do RH acompanhar se a cultura da empresa é aplicada em harmonia com o comportamento de seus colaboradores.

Análise e Descrição de Cada Cargo em Cada Setor

Atribuições de cargos, salários e benefícios são diretamente ligados com o RH e, portanto, é ligado diretamente com a psicologia organizacional.

Inclusive, os responsáveis de Recursos Humanos que farão a análise e descrição de cargo devem levar em conta, inicialmente, esses três itens:

  1. Objetivo da empresa;
  2. Cultura Organizacional da empresa e do colaborador;
  3. Perfil dos colaboradores da empresa em sua maioria (para montagem de plano de benefícios).

Aliás, é importante ressaltar que os benefícios podem ser personalizados para cada funcionário e os planos de carreira são indispensáveis.

O mais importante é saber analisar cada colaborador para encaixá-lo no melhor cargo possível, com os melhores benefícios e planos de carreira personalizados.

Um RH despreparado poderá comprometer todos os processos da empresa.

Assim como um colaborador deve possuir uma postura profissional que se adeque às necessidades da empresa, o RH também.


Treinamento e Desenvolvimento

Muito se fala sobre T&D, sendo imprescindível para o crescimento da empresa no mercado atual.

No entanto, é preciso identificar os pontos fracos da empresa em que se trabalha e optar pelo melhor treinamento para os colaboradores.

O RH é completamente envolvido nisso, se fazendo mais uma vez o responsável por todo o processo, desde a identificação das falhas até o acompanhamento dos colaboradores pós treinamento.

Inclusive, a cultura organizacional preza pelo desenvolvimento pessoal de cada colaborador e leva em consideração tudo que ele pode acrescentar para a empresa e seu crescimento.

Dinâmicas de Psicologia Organizacional

Antes de entrarmos na dinâmica de psicologia organizacional, é preciso ter conhecimento para se realizar ou, ao menos, acompanhar um diagnóstico organizacional.

Dinâmicas de Psicologia Organizacional

Portanto, você será capaz de compreender o motivo da sua empresa não estar entregando grandes resultados. Aliás, independente do motivo, a raiz sempre recairá sobre o setor de Recursos Humanos.

Então é importante atentar-se ao que será apresentado nos próximos parágrafos, já que serão os principais condutores para o RH nunca mais ser visto com os mesmos olhos e finalmente alcançar uma postura de importância na empresa.


Diagnóstico Organizacional

Empresas que apresentam falhas na gestão de pessoas estarão comprometendo todo o negócio.

Lembre-se que os colaboradores são os responsáveis por manter a empresa funcionando, portanto, estabelecer uma comunicação efetiva é a alma do negócio.

Inclusive, quando isso não ocorre, a empresa rui de dentro para fora, como por exemplo:

  • Os colaboradores não apresentam engajamento com o negócio;
  • Há uma crescente queda de produtividade;
  • Rotatividade de colaboradores se torna alta;
  • Equipes entram em conflitos internos;
  • Ocorre uma onda de tensão entre todos que trabalham na empresa.

O aconselhável é que, a partir desse ponto, o RH realiza um serviço junto a psicólogos especialistas para restabelecer as conexões de crescimento da empresa com o colaborador.

O psicólogo possuirá as ferramentas, e o RH possuirá o conhecimento do âmbito de trabalho, seus setores e colaboradores. Dessa forma, uma estratégia será desenvolvida para conquistar o equilíbrio entre todos.

No entanto, o RH também deverá passar pela análise do psicólogo, havendo a identificação da questão inicial do problema: por que a gestão de pessoas do RH não está sendo efetiva?

Uma vez resolvido isso, o negócio deverá fluir em harmonia.

Mapeamento de Competências na Psicologia Organizacional

Agora você, profissional de RH, já ouviu falar de Mapeamento de Competências? Ele é um importante fator na psicologia organizacional da sua empresa e pode alavancá-la para o sucesso.

Em suma, esse mapeamento será responsável por desenvolver um olhar mais estratégico dos Recursos Humanos para cada colaborador, enxergando além de um profissional, como:

  • Suas aptidões;
  • Perfil de funções;
  • Personalidade.

O colaborador que passa por essa análise do RH se sentirá mais valorizado e engajado com a empresa, visto que a mesma estará demonstrando interesse em suas competências e no que ele pode oferecer.

Logo, é inevitável que o RH seja treinado a saber realizar um mapeamento de competências.

Agora poderemos passar para o próximo passo, as dinâmicas aplicadas à psicologia organizacional.


Dinâmicas aplicadas à Psicologia Organizacional

Sabemos que no mundo dos negócios a dinâmica é um importante fator para compreender melhor os setores da empresa, cada cargo e como cada papel desempenhado se interliga para gerar resultados reais.

Inclusive, a dinâmica pode ser a alavanca perfeita para identificar questões sobre alguns colaboradores que não seriam identificadas em dinâmicas individuais.

Na aplicação da psicologia organizacional em uma empresa, as dinâmicas são fundamentais e podem ser realizadas com diversas finalidades, como:

  • Integração de novos funcionários;
  • Identificação de perfis de liderança;
  • Aplicação de mudanças culturais;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Buscar por soluções no negócio.

Dessa forma, a dinâmica escolhida para o grupo deverá ser a que melhor se encaixa na necessidade atual da empresa e de seus colaboradores.

Durante a dinâmica, pode-se haver muita comunicação entre os indivíduos, o que facilita na criação de um vínculo de trabalho e incentivar o desenvolvimento do negócio como equipe, buscando por soluções que não seriam vistas individualmente.

Agora, é papel do RH e dos psicólogos criar um ambiente que faça os colaboradores se sentirem à vontade, estimulando o comportamento natural durante a dinâmica.

Abaixo você terá a possibilidade de conhecer algumas formas da dinâmica na prática.


Dinâmica de Integração

O intuito dessa dinâmica é que o grupo se conheça. Veja como fazer:

  1. Dois círculos se formam, um dentro do outro e ambos com a mesma quantidade de pessoas;
  2. Com uma música de fundo, os círculos giram para lados opostos e, quando música parar, quem ficar de frente para o outro devem se apresentar.

Esse exercício se completa quando todas as pessoas tiverem se apresentado.


Dinâmica de Debate de Soluções

Essa dinâmica é mais usada quando há seleção e recrutamento de novos colaboradores pelo RH. Veja como fazer:

  1. Grupos são divididos em quantidades iguais e poderá ser apresentado um problema em que eles devem encontrar a solução ou um tema será dado para debate em grupo;
  2. Depois de 20 minutos de debates ou soluções, um representante de cada grupo deve se apresentar e mostrar a conclusão.

O intuito é avaliar cada integrante do grupo e o seu representante ao apresentar as conclusões.

Dinâmica World Café

Essa dinâmica é interessante por ser um processo colaborativo. Veja como fazer:

  1. Um único assunto provocativo, e cada grupo de, em média, cinco pessoas, deverão se dividir em mesas. Essas pessoas deverão dialogar sobre o assunto escolhido;
  2. Depois de 20 minutos de diálogos, uma pessoa do grupo permanece na mesa e as outras trocam de mesas. Dessa forma, quem fica deverá ser o responsável por apresentar o assunto aos novos integrantes da mesa.

A intenção da dinâmica World Café é apresentar novos pontos de vista para seus participantes e abrir possibilidade no final para compartilhar suas experiências, já que todas as mesas possuem seu caminho próprio para uma única discussão.

Dinâmica de Método Aquário

O Método Aquário de dinâmica serve para que se aprenda que todas as pessoas possuem sua vez de falar e, eventualmente, se retirar. Veja como fazer:

  1. Um círculo de, no máximo, 8 almofadas ou cadeiras deve estar composto dentro de um outro círculo com número flexível;
  2. O círculo de dentro abrirá uma discussão acerca de um determinado assunto, mas um lugar deverá sempre estar vago para, caso alguém do círculo de fora quiser dar sua opinião, entrar para a discussão;
  3. No entanto, sempre que alguém entrar, outro alguém deverá sair, mantendo sempre um lugar vago no círculo de dentro para abrir oportunidade para outras pessoas.

Dinâmica de Avaliação Anônima

A principal intenção dessa dinâmica é o aperfeiçoamento de pontos positivos e negativos de um determinado grupo ou setor da empresa. Veja como fazer:

  1. Os participantes irão escrever de forma anônima em um papel o principal ponto positivo e o principal ponto negativo de se trabalhar naquele setor/equipe;
  2. A responsável do RH que estará aplicando a dinâmica deverá recolher todos os papéis e redistribuir;
  3. Logo após, cada pessoa deverá ler em voz alta o que está no papel que foi entregue.

Dessa forma, abrirá possibilidade de discutir como os pontos negativos poderão ser melhorados e como os positivos poderão ser aperfeiçoados.

Inclusive, é uma ótima oportunidade para a responsável de Recursos Humanos elogiar o desempenho de seus colaboradores no setor e em grupo.

Avaliando os Resultados da Dinâmica aplicada à Cultura Organizacional

Uma vez que a dinâmica em grupo é concluída, os responsáveis de RH e os psicólogos poderão se reunir para definir o perfil e competência de cada colaborador, tanto de forma individual quanto em equipe.

Essa é uma forma eficiente de avaliar as vantagens e desvantagens de tal indivíduo ocupar tal cargo e, além disso, ter a possibilidade real de focar em resultados para a empresa ao se alinhar os interesses e competências de cada colaborador com o objetivo do negócio.

Inclusive, com as mudanças necessárias, os colaboradores se sentirão mais reconhecidos por seus superiores e, consequentemente, serão mais produtivos no trabalho, tornando-se líderes de alta performance.

Sendo assim, é visível como a psicologia organizacional possui influência no crescimento do seu negócio.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar