Universidade Corporativa para equipes comerciais: o que é e como implementá-la?

Universidade Corporativa para equipes comerciais: o que é e como implementá-la?

A Universidade Corporativa para equipes comerciais aumenta a lucratividade da empresa, consolida seu posicionamento no mercado e otimiza o atendimento ao cliente ao investir na capacitação de colaboradores.


A Universidade Corporativa (UC) é uma instituição de ensino existente dentro da própria organização, onde os colaboradores têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais alinhadas aos interesses do negócio. 

A Associate for Talent Development e a Deloitte divulgaram dados relevantes acerca dessa solução de capacitações, visto que existe uma falta de 72% de profissionais qualificados no mercado mundial e 59% de brasileiros nessa situação. Veja:

  • Há um aumento de produtividade de 218% em colaboradores que integram organizações que investem em Universidades Corporativas;
  • Nessas companhias, houve um aumento de 24% na receita do negócio, proveniente de reduções ou cortes no investimento em qualificações da equipe em capacitações tradicionais;
  • Também houve uma alta de 42% referente às organizações que optaram por implementar a UC em suas dependências.

Logo, com o mercado de profissionais mundial em déficit, as Universidades Corporativas surgem como solução.

O que é a Universidade Corporativa para equipes comerciais?

Para a equipe de vendas, parte essencial de todas as organizações, essa é uma solução importante para treiná-los no atendimento ao cliente, poder de negociação, possibilidades de transações e outras capacitações que otimizam o fluxo de venda e a competitividade da companhia no mercado.

Assim, os vendedores conseguem desempenhar suas atividades da melhor maneira possível e alcançar o seu máximo potencial no cargo, além de construir um bom relacionamento com os clientes e beneficiar a experiência de venda de cada um.

Por que treinar as equipes comerciais das empresas?

Como as equipes comerciais são importantes para a reputação da organização e para o seu financeiro, são colaboradores fundamentais para serem capacitados, desde os primeiros ensinamentos sobre suas atividades do cargo quanto às atualizações necessárias do setor.

No entanto, apesar destes motivos serem bastante relevantes para as empresas, não são os únicos para se investir no treinamento corporativo da equipe de vendas. Conheça os cinco principais motivos a seguir.

Motivo #1: aumenta a motivação e a retenção da equipe

Colaboradores que sentem que a organização está investindo neles se sentem motivados e comprometidos com os resultados da capacitação, além de nutrir o interesse de continuarem na empresa por se sentirem vistos e valorizados.

Portanto, ao apostar em uma Universidade Corporativa para equipes comerciais, a rotatividade de colaboradores é combatida porque a retenção de talentos ocorre naturalmente.

universidade corporativa

Motivo #2: melhora o desempenho e a performance dos colaboradores

Uma equipe comercial bem capacitada é capaz de impulsionar o desempenho e a performance em todas as atividades que envolvem o cargo e, inclusive, no trabalho em equipe.

Sendo assim, também é importante focar no desenvolvimento de competências colaborativas, alcançando o máximo potencial do time tanto de maneira individual quanto em grupo para aumentar os resultados de vendas e lucros para o negócio.

Motivo #3: otimiza o atendimento aos clientes

O sucesso da equipe comercial é resultante de clientes satisfeitos. Logo, pode-se afirmar que os treinamentos são imprescindíveis para preparar os colaboradores deste setor a atender os consumidores da melhor forma possível.

O atendimento ao cliente deve ser claro, objetivo e cuidadoso, prestando todo o suporte que os consumidores necessitam e refletindo os princípios da organização para fidelizá-los, além de saber eliminar objeções para levar os clientes ao fechamento.

Motivo #4: consolida a organização como uma boa marca empregadora

A Universidade Corporativa entrega a possibilidade da organização se consolidar como uma boa marca empregadora porque demonstra que investe em seus colaboradores, os valorizando e entregando possibilidades de crescimento dentro do próprio negócio.

Principalmente quando há planos de carreira, quem não gostaria de integrar uma organização que aprecia e aposta em suas equipes?

Inclusive, essa é uma maneira de chamar a atenção de profissionais de alto nível e atraí-los aos processos seletivos da companhia.

Motivo #5: impulsiona os resultados da empresa no mercado

Uma vez que os colaboradores estão satisfeitos com a organização e preparados para atender os clientes da melhor maneira possível para fidelizá-los, os resultados da empresa são impulsionados no mercado por meio consolidação da organização, tanto como marca empregadora quanto para uma opção de consumo.

Assim, o negócio se mantém a nível competitivo e em constante crescimento graças à Universidade Corporativa para equipes comerciais da organização.

Conheça 5 dicas para implementar a Universidade Corporativa nas empresas

Se tornando claro a importância da Universidade Corporativa nas empresas, como é possível implementá-la do zero no seu negócio? É o que veremos a seguir por meio de cinco dicas, acompanhe o conteúdo.

Dica #1: diagnosticar as necessidades e lacunas da empresa e dos colaboradores

O diagnóstico das necessidades de treinamento da empresa e as lacunas de conhecimento dos colaboradores é essencial para que os cursos sejam elaborados de acordo com o que o negócio e equipe apresentam como gap.

É possível organizar as necessidades por meio de uma planilha disponibilizada aqui e realizar o controle da capacitação aqui. Com isso, além das lacunas serem identificadas, também é realizado o acompanhamento das capacitações do time.

levantamento de necessidade de treinamentos

Dica #2: elencar uma boa solução em treinamentos corporativos

As Universidades Corporativas são um grande compromisso da organização com os colaboradores, então é fundamental que haja o suporte de uma solução em treinamentos corporativos por trás do aprendizado.

O mais recomendado é que essa solução proporcione capacitações customizadas para alinhar os ensinamentos ao que a organização e colaboradores precisam para suprir as lacunas.

Além disso, uma solução que também entrega o acompanhamento simplificado da evolução dos colaboradores é interessante para realizar a avaliação dos treinamentos e preencher a planilha ROI em capacitações.

Dica #3: alinhar o marketing ao departamento de RH

O departamento de marketing tem um papel importante na difusão da Universidade Corporativa na organização. 

Portanto, é recomendado que o Recursos Humanos esteja em alinhamento ao marketing, trabalhando lado a lado para divulgar os cursos para os colaboradores, os atraindo para se capacitarem e crescerem na empresa de maneira voluntária.

Como resultado, todos os cinco motivos citados anteriormente são conquistados, inclusive a chance de estimular a cultura da aprendizagem contínua naturalmente nas equipes.

Dica #4: disponibilizar programas de certificação

Um grande estímulo para os colaboradores ingressarem na Universidade Corporativa da organização é elaborar programas de certificação para os participantes que completarem trilhas de aprendizagem.

A indicação é que as certificações sejam disponibilizadas para pessoas que realizarem as trilhas de médio a longo prazo, as quais proporcionam maiores capacitações de habilidades técnicas e comportamentais, beneficiando tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Dica #5: monitorar o desenvolvimento dos colaboradores 

O monitoramento do desenvolvimento dos colaboradores permite que os profissionais do departamento de RH mensurem os resultados das capacitações oferecidas pela Universidade Corporativa para encontrar pontos de melhorias nos treinamentos e identificar novas lacunas de conhecimento que não foram diagnosticadas anteriormente.

Logo, o monitoramento do desenvolvimento é uma parte importante da capacitação da equipe para impulsioná-los ao sucesso da organização.

Qual é a melhor solução em Universidade Corporativa para as equipes comerciais do seu negócio?

A Niduu é uma solução em treinamentos corporativos que entrega os seguintes benefícios:

  • Capacitações personalizadas de acordo com as necessidades dos colaboradores e empresas;
  • Acompanhamento da evolução dos participantes do treinamento corporativo em tempo real;
  • Aprendizado por meio do microlearning, auxiliando na retenção do conhecimento dos colaboradores;
  • Gamificação dos módulos de ensino com sistema de ranqueamento, pontuações e premiações para os participantes;
  • Possibilidade de realizar a capacitação por meio do celular, então chamado mobile learning.

As soluções que a Niduu proporciona já trouxeram sucesso para diversas empresas, acumulando mais de 5 milhões de lições feitas em treinamento, mais de 475 mil horas de ensino, mais de 80% de engajamento dos participantes e mais de 200 empresas atendidas, entre elas o Grupo Mateus, a Hyundai e a Special Dog. 

Confira o depoimento abaixo:

“Com a Niduu, pela primeira vez, conseguimos realizar uma ação de treinamento em todas as unidades, com todos os funcionários da base, ao mesmo tempo! Foi uma experiência inovadora para a empresa, que trouxe um alto grau de engajamento.” - Railma Lima, gerente de Recursos Humanos do Grupo Mateus

Conclusão

Aqui, mostramos a importância de capacitar os colaboradores de venda da empresa e quais são os seus resultados para a organização, além da necessidade de investir em uma boa solução em treinamentos corporativos e no acompanhamento da evolução de cada um.

Dessa maneira, a organização impulsiona o capital humano e alcança sucesso no mercado por meio da Universidade Corporativa para equipes comerciais, então para investir nos seus colaboradores, entre em contato com a Niduu agora.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar