Cultura de Aprendizado: 5 Ações da sua Empresa para Adotar essa Cultura

Você sabia que a cultura de aprendizado estimula os colaboradores a buscarem por mais conhecimento de maneira voluntária, sempre se capacitando e se desenvolvendo conforme as necessidades do mercado?

A consultoria Bersin by Deloitte divulgou uma pesquisa onde mostra que as empresas aumentam as chances de se tornarem líderes de mercado em 30% ao adotar a cultura de aprendizado no negócio, a qual é a responsável por conquistar as seguintes vantagens competitivas:

Estas vantagens competitivas são capazes de gerar mais resultados positivos para as empresas, como o impulsionamento das vendas e a economia com processos de recrutamento e seleção e demissão.

Se você busca por esses benefícios para o seu negócio, aqui, ensinaremos cinco ações para colocar em prática a cultura de aprendizagem contínua e conquistar todos eles!

Ação #1: disponibilizar conteúdos específicos para cada GAP de conhecimento

Para as empresas incentivarem o aprendizado às equipes, não basta encontrar um treinamento que acredita agregar valor ao time e esperar que façam por vontade própria.

O primeiro passo é realizar o levantamento de necessidades de treinamento dos colaboradores e surgir com conteúdos específicos para suprir as lacunas de conhecimento, mostrando os benefícios da capacitação e do desenvolvimento dos pontos fracos para a equipe e para a empresa.

cultura de aprendizagem

Ação #2: realizar atualizações constantes nos materiais e conteúdos

O mercado está em constante evolução, causando mudanças no modelo de trabalho e demandando novas habilidades e competências dos profissionais, os quais devem estar em crescente atualização.

Uma pesquisa realizada pelo World Economic Forum mostra que, dentro de alguns anos, surgirão empregos que hoje não existem e que estarão acompanhando as demandas apresentadas pelo mercado futuro.

Então, com tantas mudanças que estão ocorrendo nos dias atuais e que sabemos que surgirão em um futuro próximo, a melhor maneira das empresas acompanharem as tendências do mercado é investindo em materiais e conteúdos de simples atualização.

Ação #3: receber apoio de uma solução em treinamentos corporativos

Para as empresas, não é simples e ágil elaborar todos os processos de um treinamento que estimule a cultura de aprendizado:

  • É preciso levantar as necessidades de treinamento;
  • Buscar por conteúdo e materiais ricos em conhecimento;
  • Descobrir a melhor forma de disponibilizar o aprendizado aos colaboradores;
  • Criar o próprio conteúdo e material do zero para entregar um aprendizado personalizado para as equipes;
  • Incentivar os colaboradores a participarem das capacitações;
  • Acompanhar o desenvolvimento individual de todo o time;
  • Auxiliar e dar suporte àqueles que apresentam dificuldades;
  • Sem falar em todo o esforço presencial, que envolve desde a impressão de material gráfico até a negociação com gestores para conseguir liberação dos colaboradores e muito mais.

Em ordem de simplificar estes processos, é indicado contratar uma solução em treinamentos corporativos, que se encarrega de analisar as necessidades de treinamentos da equipe e desenvolver as capacitações certas para as lacunas de conhecimento.

Inclusive, há soluções que geram relatórios em tempo real sobre o desempenho e performance dos colaboradores durante o ensino, estas são as soluções mais transparentes do mercado, como é o caso da Niduu.

Ação #4: pensar na acessibilidade dos colaboradores

A partir do momento que o colaborador está motivado para se desenvolver em prol da empresa, é necessário que haja medidas de acessibilidade para ele:

  • Login e certificado individual: a plataforma em que há o treinamento para a equipe deve disponibilizar um login e certificado individual para cada colaborador que participar do aprendizado, assim o processo será mais personalizado e individual, ainda que em grupo;
  • Mobile learning: diferente das capacitações tradicionais, onde os participantes devem sair dos postos de trabalho e estar presentes no local de treinamento, os colaboradores tem todo o conhecimento na palma de suas mãos, em qualquer lugar que estiverem e em qualquer horário, tudo através do próprio celular;
  • Microlearning: aqui, há outro diferencial dos treinamentos presenciais citados acima. Com essa solução, a acessibilidade ao conhecimento é simplificada porque não há necessidade dos colaboradores dedicarem várias horas no aprendizado presencial. É possível adquirir conhecimento e retê-lo através de ensinamentos rápidos e objetivos;
  • Plataforma intuitiva: quando o veículo que os conteúdos e materiais são disponibilizados é muito complexo, como a necessidade de realizar vários cliques para chegar ao aprendizado, a equipe se sente desmotivada e adia o treinamento, postergando o ensinamento. Portanto, é preciso que a plataforma seja intuitiva de se mexer.

Ao entregar estas soluções de acessibilidade às equipes, os membros se sentem mais motivados em adquirir conhecimento, principalmente quando há gamificação envolvida no processo de aprendizagem da sua empresa.

Ação #5: apresentar os materiais e conteúdos aos colaboradores

Mais do que informar aos colaboradores que há capacitações disponíveis para estenderem seus conhecimentos e desenvolverem os pontos fracos, é necessário promover os conteúdos entre eles.

Ao saberem o que podem aprender com as capacitações, como o conhecimento é entregue e quais são os benefícios adquiridos com eles, a taxa de envolvimento aumenta, assim como a motivação dos colaboradores buscarem pelo ensino de maneira voluntária.

Essa promoção é realizada de maneira interna através de comunicados, reuniões, newsletter, ou quaisquer formas de divulgação que a sua empresa esteja acostumada a realizar. O importante é alcançar os colaboradores.

Há empresas que possuem setores de marketing bem estruturados, então se a sua organização tem um time voltado para isso, indicamos que o departamento de RH e o marketing se unam para divulgar os materiais e conteúdos para os colaboradores.

Considerações finais sobre a cultura de aprendizado

Como você pôde ver, a cultura de aprendizagem é uma grande aliada da sua empresa para alcançar a vantagem competitiva e conquistar um bom posicionamento da organização no mercado.

Com ela, seus colaboradores se capacitam de maneira voluntária e buscam por mais conhecimentos com frequência, beneficiando a sua empresa como um todo e transformando as equipes em times de alto nível, o que agrega ao capital humano da organização.

Porém, para isso, lembre-se de dois detalhes:

  • Disponibilizar os treinamentos certos para seus colaboradores e promovê-los na empresa;
  • Contratar uma solução em treinamentos corporativos capaz de dar todo o suporte para o seu negócio, desde o levantamento das necessidades das equipes e a criação de capacitações personalizadas até o acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores e a análise do ROI pós treinamento.

cultura de aprendizado

Então, por fim, para criar a cultura de aprendizagem contínua na sua empresa, entre em contato com um dos especialistas da Niduu agora. Chegou o momento de preparar os seus colaboradores e o seu negócio para o futuro!

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar