Engajamento corporativo: 7 etapas para driblar os maiores desafios empresariais do mercado

O engajamento corporativo depende do capital humano da empresa, onde os colaboradores são envolvidos com os processos da companhia e beneficiam a imagem do negócio, o processo de recrutamento e seleção, e a cultura da empresa como um todo.


O Global Human Capital Trends Report da Deloitte aborda fatos que foram levantados com base nas respostas de 7 mil líderes de RH de 130 países em todo o mundo, além de ser analisado os resultados provenientes da pesquisa High-Impact Talent Manager.

A conclusão a que os estudos chegaram é que, apesar do engajamento corporativo ser prioridade para 9 em cada 10 executivos que participaram dos estudos para combater os desafios empresariais do mercado, ele ainda representa uma das maiores dificuldades nas empresas.

Então sabendo que esse engajamento é responsável por driblar grande parte dos desafios atuais das empresas, apesar de ainda ser uma grande dificuldade para as companhias, quais são os outros desafios que elas enfrentam diariamente?

Quais são os maiores desafios empresariais do mercado e como o engajamento corporativo os combate?

Os maiores desafios empresariais do mercado são aqueles capazes de comprometer o andamento do negócio e, em alguns casos, levá-lo a declarar falência. Conheça estes desafios a seguir:

Todos os desafios citados acima estão relacionados entre si e, inclusive, são propulsores da perda de clientes, de feedbacks negativos em relação à companhia no mercado e da não atração e retenção de bons profissionais.

Porém, é possível driblá-los com o engajamento corporativo, mas como fazê-los se o próprio envolvimento dos colaboradores também é um desafio para as empresas? Vejamos no próximo tópico.

7 etapas que driblam os principais desafios das empresas ao promover o engajamento corporativo no negócio

Existem sete etapas que promovem o engajamento corporativo no negócio, estimulando os colaboradores a se envolverem com a equipe e os processos da companhia, e combatem os principais desafios que as empresas enfrentam em relação ao mercado.

As dicas a seguir podem ser colocadas em prática como etapas ou, caso você acredite ser plausível para o seu negócio, implementá-las de maneira simultânea. Acompanhe.

Etapa #1: desenvolver gestores e líderes que inspiram

Sem uma liderança forte na empresa, os colaboradores não se sentem motivados porque não há uma pessoa que os oriente, dê suporte e inspire. Bons líderes e gestores têm capacidade de:

  • Estabelecer uma boa comunicação e relação interpessoal com as suas equipes;
  • Possuírem uma visão de futuro e de mercado agregadora à empresa;
  • Atualizarem e inovarem os processos da companhia;
  • Realizarem feedbacks construtivos;
  • Conhecerem cada membro das equipes que comandam, e mais.

Para capacitar gestores e líderes que inspiram, é possível realizar um treinamento corporativo para desenvolvê-los e aperfeiçoá-los. Porém, caso não haja uma pessoa que ocupe essa posição, há sempre talentos ainda não descobertos na equipe, então atente-se.

Etapa #2: divulgar e promover a cultura organizacional na empresa

A cultura organizacional é o conjunto de valores, políticas e práticas comportamentais dos colaboradores que refletem na maneira que a companhia se apresenta no mercado. Ela é responsável por impactar os profissionais, clientes e parceiros de diversas formas positivas, como:

  • Aumentando a motivação dos colaboradores, o engajamento das equipes e a sua produtividade;
  • Promovendo a ética profissional dos profissionais de todos os setores do negócio;
  • Diminuindo as taxas de absenteísmo e rotatividade, e otimizando a retenção de talentos.

Caso a sua empresa ainda não tenha uma cultura organizacional bem implementada, invista nela agora.

Etapa #3: elaborar um processo de recrutamento e seleção de sucesso

Não poderíamos deixar de citar a necessidade de haver um processo de recrutamento e seleção bem elaborado e estruturado, além de recrutadores preparados para garantir o seu sucesso.

É através desse processo que os colaboradores que possuem fit cultural com a cultura da empresa são escolhidos. Para isso é indicado que o funil de recrutamento e seleção seja utilizado, assim as pessoas que possuem maiores chances de se adaptar à equipe e trazerem resultados para a companhia são contratadas.

Inclusive, vale lembrar que é necessário que os recrutadores deixem os vieses inconscientes para trás e realizem um processo diversificado e inclusivo.

Etapa #4: investir na integração de novos talentos

Após a etapa de recrutamento e seleção, chega o momento de investir na integração dos novos talentos, a qual é de extrema importância porque alinha os recém-contratados à equipe, estimula o sentimento de valorização e os adequa à cultura da empresa.

É possível que essa etapa seja realizada com sucesso ao disponibilizar:

  • Presenteá-los com um kit de boas-vindas que entrega itens da empresa - uniforme, garrafa de água, caderno e caneta - para o profissional e conteúdos de valor em treinamentos corporativos;
  • Realizar uma apresentação da empresa e de seu espaço, assim como apresentá-los aos líderes de setor e à equipe;
  • Continuar estimulando a integração contínua até os novos talentos se sentirem, de fato, parte da equipe e alcancem o seu potencial máximo no cargo.

Essa etapa é fundamental porque esse é o momento em que os recém-contratados decidem se permanecem na empresa ou buscam novas vagas de trabalho em outras organizações. Portanto, dê atenção especial ao checklist de integração de colaboradores.

Etapa #5: optar por treinamentos corporativos gamificados e com soluções de microlearning

Conhecendo a importância de investir em treinamentos corporativos para os profissionais da empresa, a melhor opção é optar por aqueles que ofereçam soluções de gamificação e microlearning, visto que são os melhores para estimular o engajamento das pessoas na aprendizagem e a retenção do conhecimento.

Enquanto a gamificação proporciona mecânicas de jogos que envolvem os colaboradores, com ranqueamento de pontos e premiações, o microlearning entrega um conteúdo simples e objetivo, onde os módulos são rápidos e um teste breve é dado após cada módulo para reforçar o ensino.

Até então essas soluções vêm agregando bons resultados para as empresas e, inclusive, o mobile learning também é uma solução interessante de ser implementada, já que permite que os colaboradores se capacitem através do próprio celular, em qualquer hora e local.

Etapa #6: contratar uma plataforma de treinamento corporativo

Estamos cientes que o tópico anterior não é tão simples de ser implementado na empresa porque a elaboração, estruturação, aplicação e mensuração dos treinamentos exigem bastante preparo e conhecimento dos responsáveis, o que representa uma grande dificuldade para a equipe de RH, gestores e líderes que estão envolvidos em inúmeros outros processos da companhia.

Pensando nisso, recomendamos que entre em contato conosco, da Niduu, para conhecer as soluções em treinamento corporativo que proporcionamos. Inclusive, atendemos as soluções de gamificação, microlearning e mobile learning em todas as capacitações que oferecemos.

Os cursos são personalizados de acordo com as necessidades da sua equipe, além de ser disponibilizado o acompanhamento em tempo real do desenvolvimento dos profissionais para os gestores e líderes acompanharem as lacunas de conhecimento e os avanços conquistados por cada um de maneira individual.

Independentemente da necessidade da sua empresa, a Niduu atende.

Etapa #7: implementar a cultura de feedback na empresa

Empresas que não possuem uma boa cultura de feedback entre os profissionais estão sujeitas a diversos malefícios, como o mau direcionamento dos colaboradores em seus cargos, o comprometimento dos resultados da equipe e a falta de engajamento corporativo.

Quando essa cultura é implementada na empresa e os feedbacks são entregues de maneira construtiva e agregadora, os colaboradores conseguem aprimorar suas lacunas comportamentais e técnicas com eficiência.

Então os talentos sabem quais caminhos trilhar para obter sucesso em suas atividades, o que representa uma grande vantagem competitiva para a companhia porque é uma forma eficaz e econômica de apostar em seu capital humano.

Conclusão

Agora que você sabe como driblar os maiores desafios das empresas no mercado através do engajamento corporativo promovido por meio das etapas citadas aqui, tenha certeza que, ao implementá-las no seu negócio, grandes benefícios virão.

Para estimular o engajamento corporativo e investir no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores da sua companhia, converse com um de nossos especialistas e conheça o que a Niduu oferece para dar suporte ao crescimento do seu negócio. 

Engajamento corporativo

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar