ROI de treinamentos corporativos: 5 dicas para mensurar o investimento com precisão

Mensurar o ROI de treinamentos corporativos é a melhor maneira de compreender se o investimento, de fato, valeu a pena. Então, cuidado! Se o seu negócio não mensura o ROI, a sua empresa pode estar investindo em capacitações que não dão retorno!

Os treinamentos corporativos são amplamente adotados pelas companhias para capacitar os seus colaboradores e obter vantagens para o negócio, como a positivação dos clientes e o employer branding

Esse ano, segundo uma pesquisa realizada com colaboradores que atuam no departamento de RH e divulgada pela Gamelearn, 60% das empresas aumentaram o orçamento destinado às capacitações corporativas online.

Um outro dado mostra que isso está acontecendo porque 79% dos CEOs em todo o mundo relatam a necessidade de haver profissionais que tenham as habilidades do futuro no currículo.

Essas habilidades são as soft skills essenciais para os colaboradores conseguirem se adaptar ao novo contexto e em constante crescimento tecnológico.

Então com o aumento da busca por treinamentos corporativos remotos, surge a necessidade de mensurar o ROI das capacitações com precisão para saber se os colaboradores estão, de fato, adquirindo e fixando os conhecimentos para serem usados em prol da empresa.

Dica #1: calcular o ROI de treinamento com microlearning vs tradicional

Há algum tempo diversas empresas têm transformado seus treinamentos tradicionais em treinamentos remotos com microlearning, isso porque tempo é dinheiro e, quando falamos de capacitações presenciais, as companhias:

Por outro lado, como o microlearning, acompanhado do mobile learning, pode ser disponibilizado online, os gestores tem a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores durante os treinamentos em tempo real, além de economizar tempo e capital da companhia, o que simplifica a mensuração do ROI.

Dica #2: comparar as despesas de treinamentos anteriores com o atual

O aumento da receita também é consequência da redução de gastos.

Enquanto um treinamento tradicional envolve todos os custos citados anteriormente, o treinamento online com microlearning é capaz de aumentar a receita porque reduz esses gastos.

Então o investimento pode ser mensurado com precisão ao comparar as despesas anteriores com as atuais e avaliar os colaboradores durante e após as capacitações. Assim é possível compreender quais são as soluções de treinamento que têm dado certo, cortando as que não trazem resultados significativos para o negócio.

Dica #3: analisar as taxas de retenção de colaboradores e novos talentos

Uma outra maneira de mensurar o ROI de treinamentos com precisão é acompanhar a taxa de retenção dos colaboradores da empresa. Companhias que investem em seus profissionais, inclusive disponibilizando planos de carreira, tem maiores chances de reter os talentos e diminuir a rotatividade.

Inclusive, quando se trata do onboarding de novos talentos, um treinamento corporativo online é excelente para maximizar os resultados. A Bamboo HR já se posicionou sobre o assunto ao mostrar os seguintes dados:

  • Quando o recém-contratado é bem recebido pela empresa e pela equipe, ele se torna 18% mais comprometido com os objetivos do negócio;
  • Com uma integração sólida, a probabilidade do recém-contratado se conectar com a equipe é 91% maior se comparado aos profissionais contratados por empresas que não investem na integração de novos talentos;
  • 89% dos recém-contratados se sentem alinhados à cultura organizacional da companhia quando a integração é eficiente.

Portanto, acompanhar as taxas de retenção de colaboradores e novos talentos é uma ótima forma de mensurar o ROI em treinamentos corporativos porque refletem seus resultados.

Dica #4: considerar a curva de aprendizagem dos colaboradores em relação à plataforma

As plataformas de treinamentos corporativos existem para simplificar as soluções de capacitações remotas. Então é essencial encontrar uma empresa que seja de confiança, que realiza capacitações personalizadas de acordo com as necessidades dos colaboradores e mensure o desenvolvimento de cada um.

calcular ROI em treinamentos

Uma vez que as capacitações estão prontas para serem fornecidas aos colaboradores, é preciso considerar que há uma curva de aprendizagem em relação à plataforma. Por exemplo, os profissionais precisam de orientações para aprender a mexer no sistema?

Se a resposta for afirmativa, é necessário considerar essa curva de aprendizagem e o tempo gasto para prepará-los para as capacitações.

Dica #5: avaliar os custos de um treinamento corporativo eficaz

A escolha da empresa em relação a plataforma de treinamento também influencia diretamente nos resultados finais. 

Como foi visto, atualmente, as capacitações tradicionais estão ficando obsoletas e os treinamentos remotos com microlearning vem ganhando espaço no mercado porque entregam o conhecimento em doses de aprendizagem, as quais simplificam a fixação do ensino. 

A Niduu é uma solução em treinamentos corporativos que traz, além do microlearning, a gamificação e o mobile learning

Enquanto a gamificação adota as mecânicas de jogos para engajar os colaboradores na capacitação através de desafios, ranking de pontuação e prêmios, o mobile learning permite que eles aprendam em qualquer lugar e em qualquer hora que estiverem disponíveis.

Porém, não é apenas isso. A grande vantagem de escolher a Niduu para elaborar o treinamento personalizado remoto da sua empresa, você e outros gestores têm a chance de acompanhar todo o desenvolvimento dos colaboradores em tempo real e de maneira individual.

Assim vocês analisam quais são os pontos fortes e os pontos fracos de cada profissional, investindo e dando suporte no que precisarem, além de mensurar o ROI de maneira simplificada sempre que os colaboradores avançarem no ensino.

Para você conhecer mais sobre a Niduu, trouxemos um case de sucesso abaixo.

Niduu e Grupo Mateus

O Grupo Mateus é uma das maiores redes de varejo do país e procurou a Niduu para elaborar soluções de treinamento aos colaboradores de diversas filiais. Os resultados foram os seguintes:

  • Mais de 80% dos participantes da capacitação engajaram com a aprendizagem elaborada pela Niduu, o que representa mais de 5 mil pessoas envolvidas no ensino;
  • O investimento nos treinamentos foi abaixo de R$ 400,00 por filial;
  • Com a capacitação remota, os colaboradores do Grupo Mateus otimizam 15 dias de treinamento se comparado aos tradicionais.

Nas palavras de Railma Lima, gerente de Recursos Humanos do Grupo Mateus:

“Foi uma experiência inovadora para a empresa, que trouxe um alto grau de engajamento.”

Considerações Finais

Apesar dos indicadores de desempenho serem utilizados para mensurar os resultados de treinamentos corporativos, as dicas descritas nesse conteúdo são mais objetivas e simples de serem analisadas pelo departamento de RH a respeito do retorno de capacitações.

Então, se você busca essa facilidade para mensurar o ROI de treinamentos corporativos, possibilitando que os gestores acompanhem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de cada membro da equipe, entre em contato com a Niduu agora!

mensurar ROI em treinamentos

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar