RH do futuro: 5 tendências inovadoras e como implementá-las

O RH do futuro chega para otimizar os resultados da sua organização por meio de tendências inovadoras e das transformações do setor, melhorando os processos internos e estratégias empresariais, além de focar na experiência do colaborador.


O mundo está em constante evolução e principalmente no contexto em que estamos agora, o desenvolvimento está sendo mais rápido do que nunca visto antes.

Com a transformação digital acontecendo, o mercado se torna mais acirrado entre as empresas do mesmo segmento e a modernização dos processos internos se torna o caminho mais viável e eficiente para colocar o seu negócio a nível competitivo.

E certamente o departamento de RH precisa acompanhar as mudanças e demandas que surgem no cenário atual. Por esse motivo, o RH do futuro é agora!

RH do futuro: o que significa, na prática?

Na prática, o RH do futuro tem seu foco na transformação do setor para um campo estratégico na organização, que unifica as novas tecnologias e tendências inovadoras do mercado para melhorar os resultados da empresa como um todo.

Algumas vantagens que envolvem essa mudança no setor incluem:

  • Flexibilidade de carga horária;
  • Mudança no protagonismo da área;
  • Foco na experiência dos colaboradores;
  • Impulsionamento da motivação e engajamento dos talentos;
  • Valorização da criatividade e autonomia dos profissionais;
  • Melhoria no trabalho colaborativo, e muito mais.

Mulher sorrindo enquanto segura o celular

Mas por que muito se fala sobre o futuro do Recursos Humanos?

Muito se fala sobre os recursos humanos do futuro por abranger uma série de benefícios aos envolvidos, tanto para as empresas quanto para os profissionais. 

Atualmente, o departamento é uma das áreas mais importantes das organizações, visto que é responsável pelas seguintes atividades:

Sendo assim, pode-se afirmar que o departamento de RH é o grande responsável pela gestão de pessoas na organização.

E com a transformação digital, muito se fala sobre o futuro do Recursos Humanos por estar deixando de ser uma área bastante burocrática para abrir margem a processos mais tecnológicos, humanizados, eficientes e ágeis, como o RH Tech.

Porém, como atualizar as empresas?

Primeiramente, é essencial reconhecer que este não é um processo tão simples como se imagina. É fundamental que os profissionais de RH estejam preparados e dispostos a mudar o setor.

A educação deste time é essencial para que, além das mudanças internas do RH, também sejam capazes de liderar as demais mudanças nos processos da empresa.

Portanto, comece investindo na inteligência emocional destes profissionais, já que esse é o principal fator na gestão de resultados, como conta Lee Gardenswartz e Anita Rowe, especialistas em gestão da diversidade.

E se possível, também entregue capacitações a respeito das competências do futuro. Assim, desenvolvem suas habilidades comportamentais ao que tange a interação com os demais, influenciando e educando talentos em um ambiente seguro e diverso.

Com este primeiro passo dado, a equipe de RH se prepara para atualizar sua organização em relação ao RH do futuro e Tech, otimizando os processos e levando os demais talentos junto a eles.

Como fica o futuro do profissional de RH?

É preciso entender que frente às mudanças do mercado, torna-se fundamental que os profissionais de RH se mantenham atualizados a respeito de novas demandas de sua área.

Atualmente, por exemplo, desenvolver as habilidades relacionadas à compreensão de dados e informações é um grande diferencial para estes talentos quando pautamos o RH do futuro, visto que devem elaborar estratégias a partir de sua coleta e análise.

Mas não para por aí. 

Há outras habilidades que devem fazer parte do currículo destes colaboradores para que a empresa acompanhe a evolução do mercado e suas exigências. Confira quais são as principais a seguir:

  • Criatividade: como o setor de RH está ganhando mais atribuições recentemente, é importante ser criativo para buscar estratégias e ideias relevantes de outras empresas para inspirar boas soluções para a própria;
  • Inovação: com um entendimento consolidado para a boa gestão de pessoas, no futuro do profissional de RH também surgem as ferramentas tecnológicas que aumentam a eficiência da inovação dos processos e agregam melhores resultados para a companhia;
  • Liderança: a capacidade de liderança é um dos atributos mais importantes para os talentos da área. Assim, conseguem lidar com as múltiplas demandas do setor e desempenhar um bom papel na questão de gestão de pessoas.

Estas habilidades são capazes de desenvolver e aperfeiçoar os talentos ao mesmo tempo que beneficia áreas relevantes da empresa, como a gestão de pessoas.

Dia do Profissional de RH

Você sabia que 3 de junho é o Dia do Profissional de RH? E não poderíamos deixar essa data passar em branco, já que as pessoas que se comprometem com esta profissão desempenham um papel fundamental para as empresas.

Com cuidado pelo engajamento, a valorização de talentos e o desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais, o departamento de Recursos Humanos é a mão que toca as organizações com zelo.

É a partir deste setor que todos os outros evoluem.

Logo, pode-se afirmar que o futuro do profissional de RH é o futuro da sua organização. Pensando nisso, apontamos as tendências inovadoras que devem fazer parte do seu negócio abaixo, e que estão nas mãos destes talentos.

Kit gratuito de ferramentas de T&D

RH do futuro: 5 tendências para otimizar o setor

Como visto ao longo deste conteúdo, o futuro do RH nas empresas já está aqui, e se você busca manter sua companhia em nível competitivo no mercado, é essencial acompanhar as tendências capazes de otimizar o setor.

Pensando nisso, separamos as 5 mais importantes para o seu negócio aderir e fazer parte desta evolução, acompanhe.

Tendência #1: saúde mental e segurança psicológica

Você sabia que a saúde mental das pessoas piorou em 53% desde o início da pandemia, segundo dados apresentados pela BBC News Brazil?

Frente a esse acontecimento, grande parte das pautas empresariais se tornaram a segurança psicológica nas companhias.

O fato é que a preservação do bem-estar e da saúde emocional e psicológica dos colaboradores é uma maneira ética e humanizada de demonstrar suporte e valorização pelos talentos, assim, assegurando sua produtividade no negócio.

Por esse motivo, atualmente, uma parcela significativa das organizações possuem psicólogos parceiros para realizar o encaminhamento de seus colaboradores.

Tendência #2: tecnologia no RH 

A tecnologia no RH se mostra indispensável nas novas tendências do setor. Com a transformação digital, surgiram diversas soluções digitais para otimizar os processos das companhias. Por exemplo:

  • Inteligência Artificial (I.A.): responsável por apresentar insights de métricas importantes para a empresa, assim como dados relevantes e a melhoria da experiência dos talentos com recursos atuais e rápidos;
  • Natural Language Processing (NLP): essa tecnologia diferencia reações, identifica emoções e estabelece comunicações para responder os colaboradores, fornecendo soluções de forma ágil também capazes de melhorar a experiência dos envolvidos;
  • Realidade Virtual (VR): igualmente aumentando a experiência dos talentos, mas em relação à simulação, os insere em situações reais e dinâmicas e favorece tanto a escolha da contratação quanto os treinamentos corporativos;
  • People Analytics (PA): por meio do cruzamento de indicadores e uma análise de dados mais precisa, a gestão de pessoas é otimizada por meio dessa tecnologia, permitindo visualizar relatórios relevantes às organizações e elaborando estratégias eficientes para seus problemas.

Tendência #3: humanização de processos

Acima, foi citado como a experiência dos colaboradores é aprimorada com as tecnologias e como a saúde mental e a segurança psicológica são fundamentais para o RH do futuro. Assim, torna-se aparente como a humanização dos processos é indispensável.

Para isso, é recomendado investir nos seguintes tópicos:

  • Implementar uma comunicação eficiente entre os envolvidos;
  • Demonstrar que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus talentos;
  • Capacitar os gestores e a liderança corporativa para desempenharem seus papéis com excelência;
  • Disponibilizar benefícios aos colaboradores, como os previstos em lei e outros, etc.

Essa tendência é capaz de aumentar o nível de satisfação dos talentos em relação à empresa e às suas atividades diárias no negócio. O resultado disso, para a companhia, é o aumento da lucratividade, a redução do turnover e a positivação do employer branding.

Tendência #4: maior flexibilidade de gestores e liderança corporativa

Com as novas gerações ingressando no mercado de trabalho atual, logicamente não poderíamos deixar de citar a necessidade de haver maior flexibilidade nas atividades da empresa, e não estamos falando apenas do trabalho remoto.

Partindo do princípio de que a geração Z e os Millennials possuem diferentes valores sociais se comparados às gerações mais antigas, é essencial compreender seu contexto e qual é a melhor maneira de engajá-los no negócio.

Por exemplo, são mais ansiosos, inquietos e ágeis, estabelecendo relações de hierarquia diferenciados e sendo um desafio para quaisquer líderes de equipe. 

Para saber orientar estes novos talentos, é fundamental manter uma comunicação transparente e constante com cada colaborador. Além de sempre alimentá-los com informações relevantes acerca do trabalho e entregando margem para inovações.

Como aponta pesquisa da PwC que entrevistou pouco mais de 185 mil colaboradores da geração millennials:

  • De fato, gostariam de ter maior flexibilidade no trabalho;
  • 62% tem interesse em trabalhar, eventualmente, em regime home office;
  • 41% contam que apreciariam ser recompensados ou reconhecidos pelas atividades que desenvolvem pelo menos uma vez ao mês.

Inclusive, essa mesma pesquisa aponta que outras duas necessidades que se destacam entre a geração, além da flexibilidade, são a coesão de equipe e o apoio e valorização pela liderança corporativa, como pode-se ver acima.

Portanto, para envolver as novas gerações no trabalho, é imprescindível mudar as estratégias empresariais por soluções capazes de motivá-los e engajá-los na empresa, como a elaboração de recompensas e um ambiente de trabalho favorável.

Tendência #5: gamificação para aumento de engajamento

Essa é uma das principais tendências para o futuro do RH, mas por quê?

A verdade é que a gamificação é capaz de engajar os colaboradores, motivá-los e valorizá-los nas organizações. Isso acontece por meio das mecânicas de jogos que implementam nas soluções empresariais, como:

  • O estabelecimento de metas claras a serem alcançadas pelos participantes;
  • Sistema de pontuação e ranqueamento de melhores colocados;
  • Recompensas e premiações para os que se destacam na aprendizagem;
  • Desafios individuais e competições saudáveis com os demais talentos, e mais.

Além disso, os próprios colaboradores gostam de fazer uso da gamificação, como relata diversas pesquisas de mercado. A da Review 42, por exemplo, que eventualmente atualiza os dados a respeito do tema, sempre mostrando resultados positivos.

E quais são os processos que a gamificação é capaz de otimizar? Esses vão desde a própria integração de novos colaboradores e treinamentos corporativos até a aplicação nas atividades diárias dos talentos.

Além disso, não é apenas a gamificação que se mostra eficiente no aumento de engajamento de capacitações. O mobile learning e o microlearning também geram grandes benefícios - tanto para os colaboradores quanto para as empresas.

E se a sua organização não quer ficar para trás e deseja acompanhar o RH do futuro, invista nas tendências citadas aqui e em ferramentas de T&D para os talentos. Basta entrar em contato com a Niduu que auxiliamos na sua implementação.

Niduu, a melhor plataforma gamificada de treinamentos corporativos.

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.

Niduu Somos uma startup de Educação Corporativa com uma solução que consegue treinar todos os colaboradores de qualquer nível de forma contínua, dinâmica e efetiva com base na Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

Comentar
Compartilhar