Descubra quais os impactos de uma cultura de aprendizado na performance das empresas agora!

Os impactos de uma cultura de aprendizado na performance da empresa atraem inúmeros benefícios para a organização e a torna bem vista no mercado. Se é isso que você busca para o seu negócio, continue aqui!

Atualmente, as organizações estão sentindo as consequências das mudanças do mercado, que vem exigindo novas habilidades e competências das equipes, principalmente àquelas que vêm trabalhando de maneira remota.

A Gartner divulgou uma pesquisa onde 48% dos colaboradores pretendem continuar a trabalhar a distância, havendo uma tendência gradativa de adoção do modelo de trabalho remoto nas empresas.

A cultura de aprendizagem torna essa transição mais simples porque promove o sentimento de pertencimento aos colaboradores e estimula a busca voluntária por conhecimento, mas para entender mais sobre essa relação, explicaremos os seus benefícios e impactos.

Conheça os impactos de uma cultura de aprendizagem na performance da empresa

De uma maneira direta, ao priorizar o desenvolvimento das habilidades das equipes, as empresas adquirem colaboradores capacitados e preparados para performar melhor no negócio.

Por exemplo, se analisarmos o desenvolvimento de competências técnicas para o uso da tecnologia no trabalho remoto, chegamos às seguintes conclusões:

  • Os colaboradores que não são treinados para usar as ferramentas online demoram o dobro de tempo para realizarem as atividades do cargo, comprometendo o resultado mensal da empresa;
  • Com apenas uma hora de treinamento, o suporte ao cliente diminui em 40 minutos, enquanto as revisões e correções das atividades diminuem em 1 hora;
  • A capacitação impulsiona a performance do colaborador, melhorando seu desempenho em 6 horas.

Essas conclusões são apenas uma fatia dos benefícios adquiridos pelas empresas ao investir na cultura de aprendizagem, visto que também são conquistadas as seguintes vantagens competitivas:

  • Engajamento sustentável dos colaboradores: os profissionais buscam o conhecimento de maneira voluntária e compartilha na equipe para todos se desenvolverem juntos;
  • Atração e retenção de novos talentos: quando se investe nos colaboradores, há a atração e retenção de talentos que se encaixam com a cultura da empresa;
  • Combate a taxa de rotatividade e absenteísmo da empresa: uma vez que a equipe está alinhada ao propósito da empresa porque se sentem parte do time, o turnover e o absenteísmo diminuem;
  • Integração de novas maneiras de capacitar as equipes através da tecnologia: treinamentos tradicionais são obsoletos e novas formas de capacitações surgem para impulsionar o negócio no mercado;
  • Agilidade e modernização dos processos internos do negócio: colaboradores capacitados estão prontos para desempenhar suas funções com excelência, aperfeiçoando os processos e os executando com maior agilidade através da destreza ganha nos treinamentos;
  • Promoção da empresa através do employer branding e employee experience: a organização conquista um posicionamento competitivo no mercado porque reúne colaboradores felizes e satisfeitos com a empresa, chamando atenção de novos talentos e, também, de consumidores.

Porém, para conquistar todos esses benefícios, é fundamental compreender como realizar a adoção da cultura de aprendizado no negócio.

Como implementar uma cultura de aprendizado na minha empresa?

Antes de começar a implementação da cultura de aprendizado, é preciso analisar a cultura organizacional, responsável por simplificar a adoção da aprendizagem voluntária entre os colaboradores. Então, responda às seguintes perguntas:

  • Os líderes e gestores investem no progresso pessoal e profissional, e compreendem a importância de uma cultura de aprendizagem?
  • As equipes têm acesso a materiais e conteúdos de treinamento? Se sim, eles conseguem monitorar o próprio desenvolvimento?
  • Os colaboradores entendem a importância de se capacitarem? Eles assumem algum posicionamento quando os treinamentos corporativos são pautados?

Apesar de não ser simples mudar a mentalidade de toda uma organização, os profissionais devem ser flexíveis e adaptáveis neste momento, então é importante colocar os seguintes passos em prática para realizar a implementação.

Passo #1: reconhecer as necessidades dos colaboradores

O primeiro passo é reconhecer as necessidades dos colaboradores, como quais são seus pontos fracos e maiores dificuldades na empresa e, então, desenvolvê-los. As soft skills mais solicitadas pelo mercado, atualmente e futuramente, incluem:

  • Flexibilidade cognitiva: expansão no modo de pensar, possibilitando que o colaborador “pense fora da caixa” em situações complexas do negócio;
  • Poder de negociação: convencer e conduzir os parceiros e clientes para uma solução benéfica para ambos os lados;
  • Inteligência emocional: saber gerenciar as próprias emoções para não deixar que elas afetem o desempenho no trabalho e, também, reconhecer a dos outros;
  • Autonomia: sentir-se independente para realizar julgamentos sobre o negócio e optar pela melhor decisão para a empresa;
  • Proatividade: ter iniciativa nos processos da organização;
  • Conexão interpessoal: empatia e tato para se relacionar com os outros membros da equipe, cultivando uma conexão saudável, apesar das diferenças que possa haver;
  • Criatividade: conectar informações e dados para apresentar uma nova maneira de pensar e resolver os problemas;
  • Pensamento crítico: pensar de forma lógica e saber racionalizar as decisões;
  • Resolução de problemas: descobrir a origem dos problemas e determinar as melhores soluções para ele;
  • Inclinação para o auxílio: tendência para dar suporte a outros membros da equipe e clientes em momentos de necessidade;
  • Gestão de pessoas: gerenciamento das equipes, dando apoio e a força que necessitam para serem produtivos diariamente e alcançar os objetivos.

Lembre-se que os gestores e líderes devem ser o exemplo para os colaboradores buscarem o desenvolvimento também.

Passo #2: fornecer materiais e conteúdos acessíveis

O segundo passo é fornecer materiais e conteúdos acessíveis para todos da equipe, com soluções de microlearning e mobile learning, as quais capacitam os colaboradores por meio de treinamentos rápidos e objetivos, reforçando o aprendizado, e dando a chance de aprenderem em qualquer lugar e em qualquer horário.

Passo #3: adotar a gamificação nos treinamentos

Agora, o terceiro passo é adotar a gamificação nos treinamentos, que é capaz de engajar os colaboradores e incentivá-los a terminar as capacitações ao fornecer recompensas para cada um.

As empresas conseguem escolher as recompensas certas por participante através do teste de Bartle.

cultura de aprendizagem em empresa

Passo #4: analisar a cultura de aprendizagem na empresa

Por fim, é o momento de analisar a implementação e os resultados da cultura de aprendizado na empresa.

Para realizar essa análise, é preciso olhar para os indicadores de desempenho. Eles são os responsáveis por mostrar o resultado dos processos da empresa, como o nível de performance das metas, atividades e projetos.

Alinhado a isso, também é indicado repensar as estratégias da organização e quais fatores podem ser aperfeiçoados para aprimorar ainda mais o desempenho dos colaboradores.

Considerações finais a respeito dos impactos de uma cultura de aprendizado na performance da empresa

Os impactos de uma cultura de aprendizagem contínua são capazes de agregar uma vantagem competitiva enorme para as empresas, as colocando em um posicionamento estratégico no mercado ao incentivar o desenvolvimento e aperfeiçoamento voluntário dos colaboradores.

A análise da implementação e acompanhamento da cultura de aprendizado é fundamental, inclusive, durante o processo de aprendizagem.

Se você está buscando a solução em treinamentos corporativos certa para a sua equipe, a Niduu te ajuda com isso através de capacitações personalizadas, além de disponibilizar o acompanhamento em tempo real do desenvolvimento de cada um.

Portanto, para conquistar todos os benefícios dos impactos de uma cultura de aprendizado na performance da sua empresa, entre em contato com a Niduu agora e invista nos colaboradores da sua organização também!

cultura de aprendizagem para colaboradores

Fonte: Niduu - Disseminando Conhecimento.


Comentar
Compartilhar